Óscar 2019: Academia anunciou novas regras e datas para a 91ª edição

óscares 2019 novas regras

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou novas regras e as datas chaves para a 91ª edição dos Óscares que vai decorrer no dia 24 de fevereiro de 2019.

Pela primeira vez, estúdios, distribuidores e cineastas vão ter de utilizar uma caixa de correio aprovada pela Academia para enviar materiais sancionados para filmes elegíveis aos membros da Academia. Cada caixa de correio aprovada receberá uma lista oficial dos membros da Academia, juntamente com as suas informações de contato, para facilitar as correspondências físicas e digitais.

Há também uma mudança nos prazos de submissão. O dia 1 de outubro será o prazo final das inscrições para as categorias de longas-metragem de Animação, Documentário e Filmes de Língua Estrangeira, assim como, para as categorias de curtas-metragens de Animação, Documentário e live-action. Para as principais categorias, incluindo a de Melhor Filme, o prazo termina a 15 de novembro.

Nas categorias musicais, todos os membros do setor da música verão filmes elegíveis para Banda Sonora e clipes para Canção Original, e votarão num fase preliminar para escolherem um lista inicial de 15 títulos em cada categoria. Num segunda votação, escolherão os cinco candidatos finais para as duas categorias.

Na categoria de Melhor Documentário, a principal mudança tem a ver com o método de elegibilidade. A partir de agora, não é obrigatório a passagem pelo circuito comercial para ser candidato ao prémio, bastando para tal ser selecionado ou premiado num dos festivais de cinema, cuja lista será divulgada no final desta primavera.

A nova decisão e a mais criticada, tem a ver com o número de exibições de pós-candidaturas com uma sessão de perguntas e respostas para cineastas, que agora está limitado a um máximo de quatro (anteriormente 6), independentemente da categoria ou do país em que o evento ocorre, o que levará a que menos membros vejam esses filmes.

Além da novas regras foram anunciadas as datas chaves para a edição de 2019. O processo de votação para eleger os nomeados decorrerá entre 7 e 14 de janeiro. As nomeações serão reveladas a 22 de janeiro 2019. De 12 a 19 de fevereiro, os membros da Academia escolherão os vencedores.

Artigos relacionados