“Óscares 2021”: Quatro filmes nomeados para a votação do candidato de Portugal

Filmes candidatos ao Óscar por Portugal

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou nesta segunda-feira (2), os títulos dos quatro filmes nomeados para a corrida a candidato de Portugal à 93ª edição do Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional.

Entre as 33 longas-metragens elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelo realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles, a atriz Isabel Abreu, o realizador Lauro António , o diretor de fotografia Miguel Sales Lopes), a realizadora Monique Rutler e o ator e realizador Welket Bungué, nomeou os seguintes filmes:

• “Listen“, de Ana Rocha de Sousa (Bando à Parte)
• “Mosquito“, de João Nuno Pinto (Leopardo Filmes)
• “Patrick“, de Gonçalo Waddington (O Som e a Fúria)
• “Vitalina Varela“, de Pedro Costa (OPTEC)

A partir de hoje e até ao dia 15 deste mês, decorre o período de votação entre os membros da Academia. O candidato português será anunciado no dia 16 de novembro.

Esta é mais uma tentativa de Portugal quebrar o recorde que detém como o país que mais vezes submeteu candidatos à categoria, anteriormente designada como Melhor Filmes em Língua Estrangeira. Nas 36 submissões, nunca o filme português nunca chegou às nomeações, ficando sempre pela primeira fase.

Habitualmente, a cerimónia anual era realizada em fevereiro, mas a pandemia mundial originada pelo novo coronavírus (Covid-19), obrigou a que a 93ª edição dos Óscares fosse adiada para 25 de abril de 2021, em Los Angeles.

Artigos relacionados