“Outra Forma de Luta”: Filme de João Pinto Nogueira no videoclube Zero em Comportamento

Filme Outra Forma de Luta no videoclube Zero em Comportamento

Nesta sexta-feira, 18 de junho, ficou disponível no catálogo do videoclube Zero em Comportamento o filme “Outra Forma de Luta“, um documentário de João Pinto Nogueira que aborda a amizade entre o escritor Nuno Bragança e Carlos Antunes, fundador das Brigadas Revolucionárias.

No início de 1985, o escritor Nuno Bragança entrega ao amigo Carlos Antunes um questionário de 13 perguntas, em 13 folhas de papel quadriculado, oferecendo o espaço retro-verso de cada folha para as respostas. Essas 13 perguntas constituem um inquérito ao percurso pessoal e político de Carlos Antunes, com especial interesse pelo seu envolvimento na criação das Brigadas Revolucionárias e na luta armada contra a ditadura.

Nuno Bragança e Carlos Antunes haviam sido companheiros nessa luta e o terceiro romance do escritor, “Square Tolstoi”, de 1981, relata justamente o seu envolvimento com o início das Brigadas e as primeiras acções bombistas.

A morte prematura do escritor, nesse mesmo ano de 1985, deixou o questionário sem respostas e alguma incerteza quanto ao seu propósito. Passados mais de 20 anos, “Outra Forma de Luta” pede a Carlos Antunes que responda a essas 13 perguntas para, a partir delas, reconstituir o percurso de um homem e as conquistas, ilusões e amarguras das Brigadas Revolucionárias e da luta armada em Portugal, nos anos que rodeiam o 25 de Abril de 1974.

Recorde-se que, no videoclube Zero em Comportamento, o visionamento de qualquer conteúdo custa 3€, durante 72 horas, além de existirem opções de subscrição anual ou semestral. Para assistir ao filme “Outra Forma de Luta” clique neste link do videoclube Zero em Comportamento.

Artigos relacionados