Depois de ter estreado mundialmente na competição oficial do Festival de Cannes 2022, a Nitrato Filmes traz até aos cinemas portugueses o thriller “Pacifiction“, o último trabalho do cineasta catalão Albert Serra, uma coprodução entre França, Espanha, Alemanha e Portugal (Rosa Filmes).
Rodado em francês, o filme foi distinguido com dois Prémios César, Melhor Fotografia e o de Melhor Ator, pela interpretação do seu protagonista, Benoît Magimel. Do elenco fazem ainda parte Pahoa Mahagafanau, Marc Susini, Matahi Pambrun, Alexandre Mello, Sergi López ou Cécile Guilbert, entre outros.
Este fascinante trabalho de Serra é um thriller político ambientado nas voluptuosas paisagens insulares da Polinésia Francesa, mais propriamente na maior ilha, o Tahiti, e segue o astuto De Roller (Magimel), o Alto Comissário da República e funcionário do governo francês, um homem calculista e de boas maneiras, cujas tendências afáveis permitem que se misture com os taitianos, enquanto navega num ato de equilíbrio de maquinações políticas.
Em eventos oficiais, bem como em estabelecimentos do submundo, toma constantemente a posição da população local, da qual a raiva pode emergir a qualquer instante.Ao mesmo tempo, surge um boato persistente: o avistamento fantasmagórico de um submarino que anuncia o reinício dos testes nucleares franceses.
Cheio de contradições, especulações e ambiguidade moral, “Pacifiction” é um dos filmes que merece ser visto nos cinemas. Assista ao trailer legendado: