“Pathos Ethos Logo”: Trilogia de Joaquim Pinto e Nuno Leonel estreia em abril

Exibido em estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno 2021, a trilogia “Pathos Ethos Logos“, dos realizadores portugueses Joaquim Pinto e Nuno Leonel, já tem data para chegar aos cinemas nacionais, com distribuição da Midas Filmes.

Em Lisboa, a estreia terá lugar em exclusivo no cinema Ideal, com a exibição dos três filmes entre 14 e 20 de Abril, com sessões diárias às 10:30h, 15:30h e 20:30h, cada um em horas diferentes todos os dias. Os filmes que fazem parte da trilogia também circularão por várias salas de cinema de todo o país.

De acordo com o comunicado da distribuidora, a trilogia com quase 11 horas de duração, é uma obra sobre “a terra, a vida e a morte. Indiferença e afeição, abandono, fé. A palavra e o silêncio, luz e sombras, a infindável sobrevivência, a incapacidade de amar, com uma história que decorre em três períodos temporais distintos: 2017, 2028 e 2037.

Protagonizado por Ângela Cerveira, Rafaela Jacinto e Fabiana Silva, os filmes acompanham três mulheres de diferentes gerações e origens, cujos caminhos se cruzam, nas suas tentativas de existir plenamente evocam fragmentos de histórias que recuperam experiências e eventos da vida real para o núcleo de cada personagem.

Como os realizadores explicam, “cada termo e cada parte do filme não pode ser entendida sem as outras, porque deve ser visto à luz da totalidade, para que possa ser entendido”, sendo essa a “razão pela qual ‘Pathos Ethos Logos’ não é apresentado como trilogia, mas como um só filme, como um todo.”

Do elenco também fazem parte Sofia Marques, Luís Miguel Cintra, Sofia Almendra, Hugo Tourita, Mariana Monteiro, Cláudio Ribeiro,Telmo Matias, entre outros. Assista ao trailer oficial e veja mais algumas imagens da produção.

Artigos relacionados