Paul Greengrass vai dirigir filme sobre os atentado na Noruega em 2011

Segundo o Deadline, Paul Greengrass (Jason Bourne) escreveu e vai dirigir um filme sobre os atentados ocorridos em Oslo, a capital na Noruega, no dia 22 de julho de 2011, onde morreram 77 pessoas, sendo o ataque mais mortífero desde a segunda Guerra Mundial. Os direitos do projeto foram adquiridos pela Netflix, após uma renhida competição com outros estúdios.

Os atentados foram infligidos por Anders Behring Breivik, um extremista cristão de direita com ódio pelos muçulmanos. Ele começou a carnificina ao detonar uma bomba junto dos prédios onde se situava o gabinete do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, danificando vários edifícios e provocando oito mortos e numerosos feridos.

Depois disso, Breivik vestiu-se com um uniforme da polícia, fez uma curta viagem de ferry para a Ilha de Utoya, fora de Oslo, e assassinou metodicamente adolescentes que participavam num acampamento do Partido Trabalhista. O louco, que escreveu um manifesto de 1500 páginas, criticava a imigração muçulmana e o liberalismo europeu. Foi condenado a 21 anos de prisão, a sentença máxima possível num país em que não existe a pena de morte.

A rodagem do filme, com um orçamento estimado em 20 milhões de dólares, está prevista para o próximo outono, na Noruega, e incluirá maioritariamente atores locais.

Artigos relacionados