Pedro Almodóvar vai receber o Leão de Ouro pela carreira no 76º Festival de Veneza

Pedro Almódovar vai receber o Leao de Ouro pela carreira no Festival de Veneza 2019

Num comunicado emitido esta sexta-feira, 14 de junho, pela organização do 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza, foi anunciado que o cineasta espanhol Pedro Almodóvar vai receber o Leão de Ouro pela sua carreira. A decisão foi tomada pela direção da Bienal de Veneza, presidida por Paolo Baratta, que confirmou a proposta feita pelo diretor do festival, Alberto Barbera.

“Estou muito empolgado e honrado com este Leão de Ouro. Tenho boas lembranças do Festival de Cinema de Veneza. A minha estreia internacional aconteceu em 1983 com “Negros Hábitos”. Foi a primeira vez que um dos meus filmes foi exibido fora de Espanha, foi o meu batismo internacional e uma experiência maravilhosa. Este Leão irá tornar-se no meu animal de estimação, junto com os meus dois gatos. Obrigado do fundo do meu coração por me atribuírem este prémio”, disse Almodóvar, um ícone da cinematografia espanhola,.

Barbera, o proponente da distinção, considera que “Almodóvar não é apenas o maior e mais influente diretor espanhol desde Luis Buñuel, mas um cineasta que nos ofereceu os retratos mais multifacetados, controversos e provocadores da Espanha pós-franquista”, acrescentando que não se esquece que o cineasta “se destaca, acima de tudo, por pintar retratos femininos incrivelmente originais, graças a uma empatia excecional que lhe permite representar o seu poder, riqueza emocional e fraquezas inevitáveis com uma autenticidade rara e comovente.”

Em 1988, Almodóvar ganhou reconhecimento mundial com “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” e em 1999 venceu o óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira com “Tudo Sobre a Minha Mãe”, filme que também lhe valeu o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes, um evento que abriu em 2004 com o filme “Má Educação”.

Entre os seus últimos trabalhos encontram-se “Os Amantes Passageiros“, “Julieta” e o mais recente “Dor e Glória“, este último com estreia marcada para 5 de setembro nos cinemas portugueses,com António Banderas e Penélope Cruz no elenco principal.

O 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza vai decorrer entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro de 2019.

Artigos relacionados