Depois do drama romântico “Elegia” (2008), Penélope Cruz (Ferrari) vai voltar a trabalhar com a realizadora espanhola Isabel Coixet (A Livraria) numa nova adaptação cinematográfica do romance “The Days of Abandonment” (‘I Giorni Dell’Abbandono’, no original), da escritora italiana Elena Ferrante, que chegou a Portugal com o título “Os Dias do Abandono”.
A adaptação, que foi escrita pela argumentista francesa Laurence Coriat, será rodada em inglês e apresentará Cruz no papel de uma escritora forçada a desistir das suas ambições artísticas quando, repentinamente, elas e os seu dois filhos, são abandonados pelo marido.
O romance best-seller de Ferrante, que foi publicado em 2005, narra a queda de Olga, uma mulher de 38 anos num vazio devastador, que desafia as normas da feminilidade e da maternidade, quando o seu marido trocou-a por outra mulher 15 anos antes. Presa entre as quatro paredes do seu apartamento em Turim, com total responsabilidade das duas meninas, Olga perde o controlo da sua personalidade e teme desintegrar-se.
A obra assinado pela enigmática autora, cuja verdadeira identidade é mantida em segredo, foi adaptado num filme realizado pelo italiano Roberto Faenza, lançado em 2005.
Em 2021, a HBO desistiu de avançar com uma nova versão quando Natalie Portman (Thor: Amor e Trovão) abandonou o projeto, que também tinha no elenco principal Rafe Spall (Tudo Pela Justiça) e Mary Louise-Parker (A Agente Vermelha).