Na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, estreia nas salas de cinema portuguesas, o drama “Poeta” (Akyn), um filme escrito e realizado por Darezhan Omirbayev, uma das vozes cinematográficas mais proeminentes do Cazaquistão, que fez a estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, onde ganhou o prémio de Melhor Realizador, e na recente edição do LEFFEST foi distinguido com o prémio de Melhor Filme.
O ator Yerdos Kanaev assume o papel principal no papel de Didar, um poeta contemporâneo não reconhecido no Cazaquistão, que sustenta a sua esposa e filho com o seu trabalho como editor num jornal em dificuldades, onde se discute frequentemente sobre a deterioração do país enquanto nação, a diminuição dos tradicionalismos e o domínio mundial do inglês. O triunfo dos conteúdos digitais, da comercialização e das redes sociais está presente em tudo.
Num mundo tão frio como este, Didar interroga-se se ainda haverá lugar para a poesia. Mas o seu amigo Omirbayev leva Didar a ler um livro sobre o poeta Makhambet Otemisuly, levando-o a relacionar as duas figuras e afastando o espetador da cidade de Almaty de hoje. Makhambet viveu no século XIX e a resistência que tinha face às autoridades custou-lhe a própria vida. Apesar de Didar não se encontrar em perigo, como o poeta morto, tem de decidir manter a sua dignidade num mundo cada vez mais desligado dos valores da arte e da poesia.
“Poeta” é um excelente filme e uma das boas opções para assistir num cinema, destacando o facto de Omirbaev estar no auge da sua arte, conseguindo apresentar todos os seus comentários através de uma abordagem inteligente, divertida e bastante artística ao mesmo tempo.
Assista ao trailer legendado: