Na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, estreia nas salas de cinema nacionais o filme “Por Detrás da Moeda“, um documentário de Luís Moya, rodado no Porto, que acompanha alguns dos mais carismáticos músicos de rua da cidade, entre os quais, Alexandre Amorim, um dos fundadores dos “Pippermint Twist”, grupo que nos anos 80 partilhou o top de vendas com os “Xutos & Pontapés”.
Com o cantor Nuno Norte e o baixista Miguel Cerqueira, fundador dos “Trabalhadores do Comércio”, esta longa metragem, produzida pela Filmógrafo e pelo Cine Clube de Avanca, é também um tributo à cidade do Porto.
Anunciado como “O primeiro documentário sobre músicos de rua da cidade do Porto e o projeto Pippermint Twist da década de 80! Dias acelerados ao som da música dos artistas de rua. Deixamos cair uma moeda, prosseguimos, mas que histórias se escondem “por detrás da moeda”!? Das ruas para os palcos, da ribalta para as ruas. Almas que buscam alimento, corpos que procuram sustento, mas no final apenas a música sobrevive.”
“Por Detrás da Moeda” foi distinguido em São Paulo, no Brasil, com o Prémio de Melhor Som nos Prémios Tietê, uma distinção atribuída a Álvaro Melo, João Correia e Miguel Santos que tiveram o complexo trabalho de trabalhar o som de um filme onde a música é essencial. O filme foi igualmente premiado em festivais nos EUA, Índia, México, Botão, para além de Brasil e Portugal, onde recebeu o Prémio do Público do Fantasporto 2020, dias antes do encerramento dos cinemas devido à pandemia.
Esta primeira longa-metragem de Luís Moya, teve apoio à produção do ICA e do Ministério da Cultura. O filme vai estrear em cinemas de Vila Nova de Gaia, Lisboa, Braga, Setúbal, São João da Madeira, Leiria, Penafiel, Castelo Branco, Estarreja e Ovar.