Porto Femme – Festival Internacional de Cinema: Cinema no feminino de 30 de maio a 3 de junho

Porto Femme – Festival Internacional de Cinema

A Cidade Invicta vai acolher de 30 de maio a 3 de junho a 1ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, um evento organizado pela XX Element Project – Associação Cultural, que pretende exibir e divulgar o trabalho das mulheres na sétima arte, promovendo a igualdade e o empoderamento destas no universo cinematográfico.

Este festival de cinema no feminino vai passar alguns espaços portuenses como o Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, Cinema Trindade, Maus Hábitos e na Casa das Associações do Porto, com a festa a iniciar e a terminar no Barracuda.

A organização do Porto Femme inseriu duas competições competitivas: uma para trabalhos realizados por mulheres nos vários géneros cinematográficos e outra para obras em que, pelo menos, uma mulher desempenha um papel fundamental (argumentista, produtora, animadora ou atriz principal).

Para dar visibilidade às temáticas desconcertantes que giram em torno da mulher, chamando-as para o centro do debate e estimulando a reflexão, será atribuído no festival, independentemente da competição em que estiver inscrito, o Prémio Lutas e Direitos das Mulheres, que distinguirá o melhor filme que aborde às temáticas dos direitos da mulher e da violência de género.

Esta primeira edição do Porto Femme conta com o apoio de outros festivais parceiros que comungam os mesmos objetivos como o Female Eye Film Festival, Tricky Women, Women’s Voices Now e Berlin Feminist Film Week.

O programa refletirá a diversidade de géneros, temáticas e linguagens, com uma oferta variada e apelativa para o público, que incluirá as sessões competitivas, as mostras, workshops, debates, sessões de Q&A, exposições, entre outras.

Para mais informações aceda ao site oficial do Porto Femme.

Não se esqueça de partilhar esta notícia no seu mural do Facebook e com os seus seguidores no Twitter!

Artigos relacionados