Portugal falha mais uma vez nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou as shortlists dos filmes pré-selecionados em 10 categorias para a corrida aos Óscares, e dos quais sairão os nomeados finais à estatueta dourada.

E mais uma vez, o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Internacional ficou fora das escolhas. Com esta ausência, João Canijo e o seu filme “Mal Viver“, aumenta para 40 o recorde negativo de Portugal como o país com maior número de submissões sem passar da primeira fase.

Filme “Mal Viver”

Entre os 15 pré-selecionados estão três documentários, a produção ucraniana “20 Days In Mariupol”, de Mstyslav Chernov, e a tunisina “Quatro Filhas”, de Kaouther Ben Hania, que também estáo na corrida para a estatueta de Melhor Documentário, e ainda a marroquina “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir.

Para a Ucrânia, esta é a primeira vez que atingem esta fase, o mesmo vale para a Arménia com “Amerikats” de Michael A. Goorjian. Já o Butão, com “The Monk and the Gun”, de Pawo Choyning Dorji, consegue a segunda presença depois de “Um Iaque na Sala de Aula”, do mesmo relizador em três submissões.

Filme “The Monk and the Gun”

Uma das surpresas é “Godland”, de Hlynur Pálmason, da Islândia, e uma das ausências notadas é o filme búlgaro “Blaga’s Lessons”, de Stephan Komandarev. Os restantes pré-selecionados estão dentro daquilo que se esperava.

Além das categorias de Melhor Filme Internacional e Documentário também foram revelados os pré-selecionados para Melhor Banda Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Caracterização, Melhores Efeitos Visuais e as categorias de Curta-Metragem Live-Action, Animação e Documentário.

E depois de Ice Merchants“, filme de João Gonzalez, podemos ter pelo segundo ano consecutivo podemos ter mais uma produção nacional nomeado aos Óscares, pois “Um Caroço de Abacate”, de Ary Zara, é um dos 15 pré-selecionados na categoria de Curta-Metragem Live-Action.

Filme “Um Caroço de Abacate”

Os cinco nomeados destas e das outras categorias vão ser anunciados no dia 23 de janeiro. Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega dos prémios da 96ª edição dos Óscares que se realiza no dia 10 de março de 2024, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Estes são os 15 títulos com aspirações a uma nomeação e à conquista do Óscar de Melhor Filme Internacional.

ALEMANHA – “A Sala de Professores“, de Ilker Çatak – Ver trailer
ARMÉNIA – “Amerikatsi”, de Michael A. Goorjian – Ver trailer
BUTÃO – “The Monk and the Gun”, de Pawo Choyning Dorji – Ver trailer
DINAMARCA – “The Promised Land”, de Nikolaj Arcel – Ver trailer
ESPANHA – “A Sociedade da Neve“, de J.A. Bayona – Ver trailer
FINLÂNDIA – “Fallen Leaves“, de Aki Kaurismäki – Ver trailer
FRANÇA – “O Sabor da Vida“, de Anh Hung Tran – Ver trailer
ISLÂNDIA – “Godland”, de Hlynur Pálmason – Ver trailer
ITÁLIA – “Eu Capitão“, de Matteo Garrone – Ver trailer
JAPÃO – “Dias Perfeitos“, de Wim Wenders – Ver trailer
MARROCOS – “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir – Ver trailer
MÉXICO – “Tótem”, de Lila Avilés – Ver trailer
REINO UNIDO – “A Zona de Interesse“, de Jonathan Glazer – Ver trailer
TUNÍSIA – “Quatro Filhas“, de Kaouther Ben Hania – Ver trailer
UCRÂNIA – “20 Days In Mariupol”, de Mstyslav Chernov – Ver trailer

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados