“Prémios Curtas”: Premiação anual visa distinguir o cinema português em curta-metragem

Já se encontram abertas as submissões de curtas-metragens portuguesas para os “Prémios Curtas“, uma premiação anual que pretende distinguir o cinema português no formato curto, independentemente do seu género, um formato que representa quase sempre as primeiras obras de jovens realizadores e realizadoras que pela sua estrutura são mais fáceis de realizar e demonstram em si a criatividade dos criadores cinematográficos nacionais.

As curtas-metragens a submeter devem ter em conta três requisitos: deverão ser maioritariamente realizadas em Portugal (na sua produção e equipa – pelo menos 50% da origem da produção ser portuguesa ou pelo menos 50% da equipa envolvida ser portuguesa); ter estreado (pela primeira vez), no corrente ano a concurso, em, pelo menos um festival de cinema (nacional ou internacional) ou ter estreado comercialmente/num serviço de streaming; ter a duração máxima de 30 minutos.

Todas as submissões deverão ser enviadas através da plataforma FilmFreeway. Todas as condições de eligibilidade estão indicadas na plataforma e deverão ser cumpridas para que o filme seja considerado. A escolha das categorias a que as curtas sejam submetidas serve somente como uma indicação para o Júri considerar, mas os filmes não ficam limitados às categorias a que se submetem.

As curtas selecionadas poderão ser nomeadas nas 17 categorias: Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Documental, Melhor Curta-Metragem de Animação, Melhor Realização, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Ator Secundário, Melhor Interpretação Infantil, Melhor Argumento, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Caracterização, Melhor Direção Artística e Melhores Efeitos Especiais

As submissões estão abertas até ao dia 31 de dezembro. Os vencedores serão revelados num evento que está previsto realizar-se a 23 de fevereiro de 2023. Os membros do júri serão anunciados brevemente.

Para mais informações ou esclarecimentos os interessados devem contactar por email através do endereço: info@premioscurtas.pt ou no site oficial dos Prémios Curtas.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados