Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, as salas de cinema nacionais vão acolher a estreia do drama “Primeira Obra“, a primeira longa-metragem de ficção do documentarista português Rui Simões, que completou 80 anos no passado mês de março.
Esta produção da Real Ficção é protagonizada por Zé Bernardino, Ulé Baldé e António Fonseca, que também inclui no elenco Joana Brandão, Maty Galey, Beatriz Gaspar, Jean-Marie Galey e Alice Barros Simões, e com a participação especial de Dalila Carmo, Manuel João Vieira, Miguel Seabra, Manuel Mozos, Adriana Queiroz, Isabel Ruth, Olga Roriz e Filipa Mayer.
Exibido pela primeira vez no IndieLisboa 2023, o filme conta a história de Michel, um jovem estudante luso-descendente que chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução que ficou por cumprir. Ao mapear as formas em que o filme “Bom Povo Português”, uma obra de 1980 também dirigida por Rui Simões, reflete o país inserido na Europa, abre a porta para um paralelo entre a realidade do filme que vemos e a do PREC, o momento do documentário estudado e o mundo contemporâneo.
“Em conversa com Simão (Fonseca), histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy (Baldé), ativista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se”, lê-se na sinopse oficial.