Programa da 70ª edição do Festival de Cinema de Locarno 2017

Vai ter início no próximo dia 2 de agosto, o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. A 70ª edição do evento, que irá decorrer até ao dia 18 de agosto, terá a participação de três produções nacionais.

Na secção “Cineastas do presente”, dedicada a primeiras e segundas obras de jovens cineastas, o cinema português estará representado por ‘Verão Danado’, uma longa-metragem de Pedro Cabeleira. Fora de competição, será exibida a média metragem documental ‘António e Catarina’, da realizadora romena Cristina Hanes e ‘O Homem de Trás-os-Monte’, uma curta-metragem de Miguel Moraes Cabral.

Portugal também estará representado no júri que vai atribuir o Leopardo de Ouro da Competição Internacional. Miguel Gomes, realizador da trilogia ‘As Mil e uma Noites’, será um dos júris do festival, presidido pelo cineasta francês Olivier Assayas, onde também faz parte o produtor grego Christos Konstantakopoulus, o realizador suiço Jean-Stéphane Bron e a atriz austríaca Birgit Minichmayr.

Confira o programa das principais secções da edição 2017 do Festival de Locarno:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
– ‘9 Doigts’, de F.J. Ossang
– ‘As Boas Maneiras’, de Marco Dutra e Juliana Rojas
– ‘Charleston’, de Andrei Cretulescu
– ‘Did You Wonder Who Fired the Gun?’, de Travis Wilkerson
– ‘On the Seventh Day’, de Jim McKay
– ‘Freiheit’, de Jan Speckenbach
– ‘Gemini’, de Aaron Katz
– ‘Gli Asteroidi’, de Germano Maccioni
– ‘Goliath’, de Dominik Locher
– ‘Good Luck’, de Ben Russell
– ‘La Telenovela Errante’, de Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento
– ‘Lucky’, de John Carroll Lynch
– ‘Madame Hyde’, de Serge Bozon
– ‘Mrs. Fang’, de Bing Wang
– ‘Qing Ting zhi yan’ (Dragonfly Eyes), de Xu Bing
– ‘Ta Peau si Lisse’, de Denis Côté
– ‘Vinterbrødre’, de Hlynur Pálmason
– ‘Wajib’, de Annemarie Jacir

COMPETIÇÃO “CINEASTA DO PRESENTE”
– ‘3/4’, de Ilian Metev
– ‘Abschied von den Eltern’, de Astrid Johanna Ofner
– ‘Beach Rats’, de Eliza Hittman
– ‘Cho-haeng’, de Kim Dae-hwan
– ‘Dene wos Guet Geit’, de Cyril Schäublin
– ‘Distant Constellation’, de Shevaun Mizrahi
– ‘Easy’, de Andrea Magnani
– ‘Edaha no Koto’, de Ninomiya Ryutaro
– ‘Il Monte delle Formiche’, de Riccardo Palladino
– ‘Le Fort des Fous’, de Narimane Mari
– ‘Meteorlar’, de Gürcan Keltek
– ‘Milla’, de Valerie Massadian
– ‘Person to Person’, de Dustin Guy Defa
– ‘Sashishi Deda’, de Ana Urushadze
– ‘Severina’, de Felipe Hirsch
‘Verão Danado’, de Pedro Cabeleira

SECÇÃO PIAZZA GRANDE
– ‘Due soldati’, de Marco Tullio Giordana
– ‘Goldfinger’, de Guy Hamilton
– ‘Scarlatti K. 259’, de Marco Tullio Giordana
– ‘Amori che non Sanno Stare al Mondo’, de Francesca Comencini
– ‘Atomic Blonde: Agente Especial’, de David Leitch
– ‘Chien’, de Samuel Benchetrit
– ‘Demain et Tous les Autres Jours’, de Noémie Lvovsky
– ‘Drei Zinnen’, de Jan Zabeil
– ‘Good Time’, de Joshua Safdie e Benny Safdie
– ‘Gotthard – One Life, One Soul’, de Kevin Merz
– ‘I Walked with a Zombie’, de Jacques Tourneur
– ‘Iceman’, de Felix Randau
– ‘Laissez Bronzer les Cadavres’, de Hélène Cattet e Bruno Forzani
– ‘Lola Pater’, de Nadir Moknèche
– ‘Sicilia!’, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet
– ‘Sparring’, de Samuel Jouy
– ‘The Big Sick’, de Michael Showalte
– ‘The Song of Scorpions’, de Anup Singh
– ‘What Happened to Monday?’, de Tommy Wirkola

SEMANA DA CRÍTICA
– ‘Blood Amber’, de Lee Yong Chao
– ‘Das Kongo Tribunal’, de Milo Rau
– ‘Družina’, de Rok Bicek
– ‘Favela Olímpica’, de Samuel Chalard
– ‘Las Cinéphilas’, de María Alvarez
– ‘Señorita María, la Falda de la Montaña’, de Rubén Mendoza
– ‘The Poetess’, de Stefanie Brockhaus e Andreas Wolff

FORA DE COMPETIÇÃO
– ‘Acta Non Verba’, de Yvann Yagchim
– ‘Anatomia del Miracolo’, de Alessandra Celesia
– ‘Azmaish’, de Sabiha Sumar
– ‘CHoisir à Vingt Ans’, de Villi Hermann
– ‘Contes de Juillet’, de Guillaume Brac
– ‘Filles du Feu’, de Stéphane Breton
– ‘Grandeur et Décadence d’un Petit Commerce de Cinéma’, de Jean-Luc Godard
– ‘Ibi’, de Andrea Segre
– ‘Le Vénérable W.’, de Barbet Schroeder
– ‘Nazidanie’, de Boris Yukhananov e Aleksandr Shein
– ‘Nothingwood’, de Sonia Kronlund
– ‘Nous Sommes Jeunes et nos Jours Sont Longs’, de Léa Forest e Cosme Castro
– ‘Piazza Grande’, de Misha Györik e Michael Beltrami
– ‘Pietra Tenera’, de Aurélie Mertenat
– ‘Prototype’, de Blake Williams
– ‘Sand und Blut’, de Matthias Krepp e Angelika Spangel
– ‘The Reagan Show’, de Pacho Velez e Sierra Pettengill
– ‘Willkommen in der Schweiz’, de Sabine Gisiger

FORA DE COMPETIÇÃO – CURTAS-METRAGENS
– ‘A Manifesto for the Un-communal’, de Syllas Tzoumerkas
– ‘Arrière-saison’, de Jean-Claude Rousseau
– ‘Granma’, de Alfie Nze e Daniele Gaglianone
‘O Homem de Trás-os-Montes’, de Miguel Moraes Cabral
– ‘Per una Rosa’, de Marco Bellocchio
– ‘Scaffold’, de Kazik Radwanski
– ‘Si Loin, si Proche’, de Jean-Claude Rousseau
– ‘Tshweesh’, de Feyrouz Serhal

Artigos relacionados