Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer

queer lisboa 2015

Vai decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 18 e 26 de setembro, a 19ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, um festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer.

Os filmes programados são organizados nas Competições para Melhor Longa-Metragem, Documentário, Curta-Metragem, Filme de Escola (formato curta-metragem) e Queer Art, esta última dedicada ao cinema de cariz mais experimental. Paralelamente à programação central, são organizadas secções fora de competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou pais, retrospetivas sobre representações da homossexualidade na história do cinema, secções dedicadas a subgéneros do Cinema Queer, bem como um conjunto de atividades paralelas, como workshops ou a organização de exposições e instalações.

A abrir a edição de 2015, vai ser exibido o filme ‘Praia do Futuro’, do realizador brasileiro Karim Aïnouz, protagonizado por Wagner Moura. Em exibição vão estar 76 filmes de 34 países e entre eles, ‘Lilting’ de Hong Khaou, ‘The Battle of the Sexes’ de James Erskine e Zara Hayes, e ‘Hidden Away’ de Mikel Rueda.

Em 2015, a Associação Cultural Janela Indiscreta inaugurou na Cidade do Porto, a primeira edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, que vai ter lugar na primeira quinzena do mês de Outubro e cujas sessões vão decorrer no Teatro Municipal Rivoli. As sessões de curtas-metragens, instalações-vídeo e performances, decorrem paralelamente nos espaços da Mala Voadora, Maus Hábitos e Galeria Wrong Weather.

Visite o site oficial do Queer Lisboa e saiba tudo sobre a programação.

Artigos relacionados