“Quem Escreverá a Nossa História”: Documentário estreia esta quinta-feira

Estreia do filme Quem Escreverá a Nossa História

Com distribuição da Midas Filmes, estreia esta quinta-feira, 30 de janeiro, o documentário “Quem Escreverá a Nossa História” (Who Will Write Our History), filme realizado por Roberta Grossman, que nos conta a história de um grupo secreto de jornalistas, académicos e líderes da comunidade que em novembro de 1940, decidiram ripostar, dias depois de os nazis terem fechado 450.000 judeus no Gueto de Varsóvia.

Liderado pelo historiador Emanuel Ringelblum e conhecido pelo nome de código Oyneg Shabes, este grupo clandestino prometeu derrotar as mentiras e propaganda nazi, não com armas ou punhos, mas com papel e caneta. Desafiaram o seu inimigo homicida com a arma derradeira – a verdade – e arriscaram tudo para que o seu arquivo sobrevivesse à guerra, ainda que os próprios não tenham sobrevivido.

O filme combina os escritos de arquivo de Oyneg Shabes com novas entrevistas, imagens praticamente inéditas e dramatizações impressionantes, que nos transportam para o Gueto e para as vidas destes corajosos lutadores da resistência.

Assista ao trailer legendado em português:

Artigos relacionados