Rachel Weisz vai ser a protagonista de ‘The Secret Life of Dr. James Miranda Barry’

Segundo a Deadline, a atriz Rachel Weisz (A Juventude) vai protagonizar a cinebiografia ‘The Secret Life of Dr. James Miranda Barry’, onde irá interpretar uma mulher do século XIX que se disfarçou de homem para realizar o seu sonho.

O projeto foi adquirido pela Maven Pictures que já contratou o argumentista Nick Yarborough (O Prodígio) para escrever a adaptação ao grande ecrã, baseado no livro “The Secret Life of Dr. James Miranda Barry: Victorian England’s Most Eminent Surgeon”, da escritora Rachel Holmes.

A história de James Miranda Barry é fascinante: Nasceu como Margaret Bulkley e viveu a sua vida inteira como um homem, para que pudesse estudar e praticar medicina. Tornou-se num proeminente cirurgião que passou a sua inovadora carreira a defender os direitos das classes mais baixas e a fazer pressão para reformas médicas e melhores condições sanitárias. Depois de se tornar um cirurgião do exército e começar a trabalhar como assistente médico na Cidade do Cabo, Barry foi promovido a médico pessoal do governador Lord Charles Somerset. Esta nomeação levou Somerset a apoiar o trabalho de Barry, muitas vezes controverso e a uma estreita e eventualmente escandalosa relação, que era amplamente vista como sendo de natureza homossexual. Enquanto estava na Cidade do Cabo, Barry realizou uma das primeiras e bem-sucedidas cesarianas, salvando a vida de mãe e filho. O verdadeiro sexo de Barry não foi descoberto até à sua morte em 1865.

Há uns anos atrás, a história foi adaptada à TV, num documentário dramático da BBC, intitulado ‘A Skirt Through History’, mas esta será a primeira vez que será contada numa longa-metragem nos cinemas.

Artigos relacionados