Racismo num Brasil distópico. “Medida Provisória” estreia esta semana nos cinemas

Depois de ter sido exibido pela primeira vez no Brasil em 2021, como parte da programação do 23.º Festival Internacional de Cinema do Rio, onde foi calorosamente bem recebido, o drama “Medida Provisória“, um filme polémico que aborda o racismo num Brasil distópico, vai estrear nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 20 de abril.

Adaptado da tragicomédia “Namíbia, Não!”, uma peça de teatro escrita por Aldri Anunciação, esta primeira longa-metragem do cineasta brasileiro Lázaro Ramos é protagonizada por Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch. O filme conta ainda com participações especiais de Adriana Esteves, Mariana Xavier, Cláudio Gabriel e Renata Sorrah.

A história do filme passa-se num futuro distópico, quando o Congresso Nacional do Brasil aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem ao continente Africano, como forma de reparar os tempos de escravidão. A nova lei afeta a vida do casal formado pela médica Capitú (Araújo) e pelo advogado Antônio (Enoch), bem como a do seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.

Em casa, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de partilharem anseios que envolvem a mudança de país. Decidem resistir à medida imposta, criando um movimento de resistência que vai inspirar a nação. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá reencontrar-se.

Assista ao trailer de “Medida Provisória”

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados