Depois de ter sido exibido pela primeira vez no Brasil em 2021, como parte da programação do 23.º Festival Internacional de Cinema do Rio, onde foi calorosamente bem recebido, o drama “Medida Provisória“, um filme polémico que aborda o racismo num Brasil distópico, vai estrear nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 20 de abril.
Adaptado da tragicomédia “Namíbia, Não!”, uma peça de teatro escrita por Aldri Anunciação, esta primeira longa-metragem do cineasta brasileiro Lázaro Ramos é protagonizada por Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch. O filme conta ainda com participações especiais de Adriana Esteves, Mariana Xavier, Cláudio Gabriel e Renata Sorrah.
A história do filme passa-se num futuro distópico, quando o Congresso Nacional do Brasil aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem ao continente Africano, como forma de reparar os tempos de escravidão. A nova lei afeta a vida do casal formado pela médica Capitú (Araújo) e pelo advogado Antônio (Enoch), bem como a do seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.
Em casa, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de partilharem anseios que envolvem a mudança de país. Decidem resistir à medida imposta, criando um movimento de resistência que vai inspirar a nação. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá reencontrar-se.
Assista ao trailer de “Medida Provisória”