“Raiva”: Filme do cineasta brasileiro Sérgio Tréfaut vai ser exibido na RTP2

RTP2 exibe o filme Raiva

A RTP2 exibe na próxima terça-feira, 28 de dezembro, às 23:50h, o drama “Raiva“, uma coprodução entre Portugal, França e Brasil, que foi escrita e dirigida por Sérgio Tréfaut.

Protagonizado por Isabel Ruth, Leonor Silveira e Hugo Bentes, o elenco conta ainda, entre outros, com Catarina Wallenstein, Herman José, Rogério Samora, Adriano Luz, e com a participação especial dos atores Sergi Lopez e Luís Miguel Cintra.

Filmado a preto e branco, o filme adapta ao grande ecrã a obra “Seara de Vento” (1958), do escritor Manuel da Fonseca, um clássico do neo-realismo português sobre a pobreza, a opressão e as injustiças sociais que se inspirou num evento verídico acontecido em Beja, em 1930.

“Raiva” é um conto negro sobre o abuso e a revolta, ambientado em 1950, no Alentejo. Nos campos desertos do Sul, marcados pelo vento, pelo silêncio e pela falta de trabalho, pobres e ricos vivem em universos estanques.

As famílias ricas controlam a propriedade da terra e exercem a ordem com o apoio da guarda e da igreja. As famílias pobres vivem atormentadas pela fome ou pelo peso das dívidas. Não podem mudar de condição. Como alternativa, resta-lhes apenas o contrabando, a organização clandestina e a raiva. Uma noite, depois de ser vítima de uma grande injustiça, um homem perde a razão e transforma-se num assassino.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *