Hong Sang-Soo, um dos nomes maiores do cinema coreano contemporâneo, é celebrado nos Canais TVCine com o especial “Realizado por Hong Sang-Soo“, uma programação que atravessa uma carreira iniciada há 25 anos com “O Dia em que um Porco Caiu a um Poço”, com uma obra prolífica frequentemente comparada a Woody Allen e Eric Rohmer.
A partir desta segunda-feira, 9 de agosto e até à próxima quinta-feira (12), às 22:00h, pode assistir em exclusivo no TVCine Edition a quatro filmes que chegam agora em primeira mão à televisão portuguesa: “Mulher na Praia” (2006), “O Filme de Oki“(2010), “O Dia em que Ele Chega” (2011) e “A Mulher Que Fugiu” (2020).
Gozando de uma enorme popularidade no circuito dos grandes festivais de cinema (foi premiado em Berlim, Cannes e Locarno, entre muitos outros), Hong é autor de filmes onde sobressai a sua curiosidade pela natureza humana. Amor, desejo, engano e arrependimento são os temas a que regressa vezes sem fim, em comédias dramáticas onde a melancolia e a ternura convivem frequentemente com constrangimentos e demasiados copos de soju.
“Levanto-me às 4 da manhã, fumo, e algo que não esperava vem ter comigo. Apresso-me a terminar tudo, retoco, imprimo, chamo os atores ao set. Duas horas depois posso vê-los a representar o que escrevi. Um milagre.”, diz Sang-Soo sobre o seu processo criativo, em que os guiões são substituídos pela improvisação e por uma observação atenta do quotidiano.
Conheça um pouco melhor os filmes que fazem parte do especial.
9 agosto – “Mulher na Praia”
Joongrae, um realizador num impasse criativo, convence Changwook, um amigo, a ir até uma estância balnear durante alguns dias. Changwook leva consigo a namorada, Moonsook, fã dos filmes de Joongrae. Os dois acabam por se envolver e Joongrae regressa a Seul. Um filme com Kim Seung-woo, Ko Hyun-jung, Song Seon-mi, Kim Tae-woo e Choi Ban-Ya.
10 agosto – “O Filme de Oki”
Composto em quatro partes, O Filme de Oki retrata diferentes perspetivas e momentos da vida de três personagens, que formam um triângulo amoroso: Song, um realizador veterano, agora professor, Jingu, um realizador mais novo e Oki, uma atraente estudante de cinema. Com Sun-kyun Lee, Yu-mi Jung, Jeong-rim Baek, Seong-kun Mun e Young-hwa Seo.
11 agosto – “O Dia Em Que Ele Chega”
Seongjun, realizador em sabática, chega a Seoul para visitar um amigo, mas este não lhe atende as chamadas. Vagueia pela cidade, vai a um bar, encontra uma atriz, encontra o amigo. Repetem-se personagens, situações, locais. Com interpretações de Joon-Sang Yoo, Song Seon-mi, Sang-Jung Kim, Bo-kyeong Kim e Jae-hong Ahn.
12 agosto – “A Mulher Que Fugiu”
Durante uma viagem de negócios do marido, Gamhee encontra três amigas. Visita as duas primeiras nas suas casas e a terceira encontra-a num cinema. Enquanto conversam amigavelmente, várias correntes fluem acima e abaixo da superfície do mar. Um filme protagonizado por Kim Min-hee, Song Seon-mi, Eun-Mi Lee, Hae-hyo Kwon e Young-hwa Seo.