Depois de Clint Eastwood, Tim Burton, Alejandro G. Iñárritu e Martin Scorsese, a rubrica “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo é feita no feminino e as convidadas são as irreverentes irmãs Wachowski.
Este mês, às sexta-feiras, de 12 a 26 de julho, pode assistir a três filmes que percorrem diferentes fases da carreira da dupla que se tornou conhecida com a trilogia Matrix, na altura assinando ainda como “The Wachowski Brothers”. A dupla que nasceu como Laurence e Andrew Wachowski, efetuaria mais tarde a transição para Lana e Lilly Wachowski, passando a partir daí a assinar apenas como “The Wachowskis”.
A retrospetiva reflete o estilo arrojado da cinematografia das cineastas, começando pelo seu primeiro filme, “Bound – Sem Limites”, que convenceria os estúdios do seu talento e lhes iria permitir realizar Matrix, passando por “Speed Racer”, o primeiro filme que fizeram após Matrix e termina em “Ascensão de Jupiter“, o último filme que lançaram e o primeiro que fariam em 3D.
Com um estilo arrojado, inconfundível e assente nos efeitos especiais, o Canal Cinemundo exibe assim três filmes das Irmãs Wachowski e que refletem toda a inovação que trouxeram para o cinema, mostrando que o talento e criatividade de ambas não se esgotou em Matrix.
12 de julho – 22:40h – “Bound – Sem Limites”
A história de Violet e Corky, duas mulheres que se envolvem numa relação escaldante e acabam por arquitetar um plano para roubar dinheiro do crime organizado. O primeiro filme da dupla é também o único a quebrar outra característica do seu cinema: a dinâmica mulher/homem, que normalmente tem uma nuance romântica, e onde o trabalho de equipa entre os dois é o que acaba por conseguir feitos que cada um não poderia ter conseguido sozinho.
Protagonizado por duas mulheres e após receber boas críticas, venceu o Prémio de Melhor Filme no Fantasporto (1997) e mostrou que, os então irmãos Wachowski, eram realizadores inovadores e talentosos.
19 de julho – 21:00h – “Speed Racer”
Um filme baseado numa banda desenhada japonesa e que conta a história de Speed, um mestre do volante, que vive atormentado pela morte do irmão numa corrida. Quando recusa um contrato milionário para ser manter leal à empresa da família, apercebe-se para salvar os que estão à sua volta, tem de vencer a corrida onde o irmão morreu.
Os efeitos visuais do filme criam não só grandes sequências de ação, como também todo um mundo futurista cheio de cor, quase psicadélico, onde os personagens habitam.
19 de julho – 21:00h – “Ascensão de Jupiter”
Protagonizado por Channing Tatum, Mila Kunis e Eddie Redmayne, o filme conta a história de Jupiter Jones, uma rapariga normal que descobre ser a herdeira de uma família da nobreza intergaláctica e que tem de proteger os habitantes da Terra de uma ameaça antiga e destrutiva.
O uso de slow motion, outra característica dos filmes das realizadoras, é também usado várias vezes durante as cenas de ação do filme
Para saber mais informações sobre toda a programação, consulte o site oficial do Canal Cinemundo.