“Recreio”: Cinema Ideal recebe antestreia do filme com a presença da realizadora belga Laura Wandel

Esta quarta-feira, 15 de junho, às 21:30h, o Cinema Ideal, em Lisboa, recebe a antrestreia nacional do filme “Recreio” (Un Monde), a primeira longa-metragem da realizadora belga Laura Wandel, que marcará presença na sessão. O drama é protagonizado por Maya Vanderbeque, Günter Duret e Lena Girard Voss.

Este retrato imersivo da vida da escola primária, contado do ponto de vista das crianças, acompanha Nora (Vanderbeque), de 7 anos, e o seu irmão mais velho Abel (Duret) no regresso à escola. Quando Nora vê Abel a ser intimidado por outras crianças, apressa-se a protegê-lo alertando o pai. Mas Abel obriga-a a guardar segredo. Tomada por um conflito de lealdade, Nora acabará por tentar encontrar o seu lugar, dividida entre os mundos das crianças e dos adultos.

Na personagem Nora, a realizadora Laura Wandel explora as dificuldades do enquadramento na escola, à medida que a criança se divide entre a sua necessidade de inclusão e o desejo de ajudar o irmão, vítima de bullying.

“Escolhi a escola, e principalmente o recreio, porque é uma micro-sociedade. Na escola, há a questão da integração. Observei recreios ao longo de vários meses antes de fazer o filme e apercebi-me de que há uma noção de territorialidade. Num recreio, cada um tenta ocupar o seu lugar. A infância é a época das primeiras descobertas, quando a vida e as relações são vividas de uma forma muito intensa. É neste período que se desenha e se constrói a nossa paisagem interior. O início da escola influencia essa paisagem, o que muitas vezes virá determinar a nossa visão do mundo na idade adulta. Além de se aprender a ler e a escrever, é sobretudo a relação com os outros que se explora”, explica Laura Wandel, quando questionada sobre o tema do filme.

“Recreio” foi apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2021, onde causou grande impacto mediático, posicionando a Laura Wandel como um talento emergente no panorama do cinema independente europeu. O filme foi também exibido em vários festivais internacionais e escolhido para representar a Bélgica na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

Após a sessão, tem início uma conversa com a realizadora Laura Wandel. Os bilhetes já se encontram à venda no Cinema Ideal. “Recreio” tem estreia nas salas de cinema nacionais marcada para o dia 23 de junho, com distribuição da Alambique Filmes. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados