“Restos do Vento”: Filme de Tiago Guedes chega esta semana aos cinemas nacionais

Para esta quinta-feira, 22 de setembro, está agendada a estreia nas salas de cinema portuguesas, de norte a sul do país, de mais uma coprodução nacional, o drama “Restos do Vento“, do realizador Tiago Guedes, filme que foi apresentado ao mundo pela primeira vez na última edição do Festival de Cannes.

Nos papéis principais encontramos nomes como o de Albano Jerónimo, Isabel Abreu, Nuno Lopes e Gonçalo Waddington, juntamente com Maria João Pinho, Leonor Vasconcelos e os jovens atores Ivo Arroja, Afonso Laginha, Rui Pedro Silva Teixeira e Maria Abreu.

Depois de ter dirigido “A Herdade”, o cineasta portuense parte de uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal que deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se.

“Este filme nasce da vontade de refletir sobre a violência exercida pelos mais fortes sobre os mais fracos, essa ilusão de poder que nos inunda em todos os aspetos da sociedade. Refletir sobre a perda da inocência, onde ocorre e por que razões. E talvez a maior de todas as vontades fosse refletir sobre o medo, e sobre como ele nos condiciona, como nos transforma e distorce a realidade”, lê-se nas notas de intenção do realizador.

O cineasta refere ainda que o pano de fundo deste filme é “o confronto entre a nobreza fundamental do ser humano e aquilo que chamamos de maldade humana, muitas vezes nascida do medo, daquilo que se estranha, desconhece ou ignora”.

“Restos do Vento” foi produzido por Paulo Branco, uma coprodução da Leopardo Filmes, Alfama Films Production, RTP, APM Produções e ARTE France Cinéma. Assista ao trailer e veja o filme num cinema perto de si.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.