Retrospectiva de Bong Joon Ho. Cinemas recebem 5 filmes do cineasta sul-coreano

Cinemas recebem retrospectiva de Bong Joon Ho

A Alambique Filmes, em parceria com a Films4You, propõe revisitar 5 filmes de Bong Joon Ho, cineasta sul-coreano que em 2019, com o seu sétimo filme, “Parasitas”, fez história e tornou-se um dos mais populares realizadores coreanos conhecido no mundo após vencer quatro Óscares, incluindo o de Melhor Filme, entregue pela primeira vez a uma produção não falada em inglês.

Esta retrospectiva pode ser vista a partir de 29 de Julho no Cinema Medeia Nimas (Lisboa) e n’O Cinema da Villa (Cascais), estando previsto que passe também pela cidade do Porto, numa sala a anunciar brevemente.

Entre os filmes escolhidos encontram-se as suas três primeiras longas-metragens, “Cão Que Ladra Não Morde” (2000), “Memórias de um Assassino” (2003) e “Mother – Uma Força Única” (2009), a sua primeira incursão por Hollywood, “Snowpiercer: Expresso do Amanhã” (2013), e o seu filme mais recente, “Parasitas“, numa versão a preto e branco inédita em Portugal.

Conheça os filmes que integram o ciclo “O Cinema de Bong Joon Ho”:

“Cão Que Ladra Não Morde”

Yoon-ju passa por dificuldades financeiras e é a mulher, grávida, quem sustenta o lar. Como se não bastasse, a tensão diária e as incertezas económicas, ainda há um maldito cão que não se cala. Hyun-nam é uma jovem ingénua e inconsequente, que sonha se tornar uma “heroína” e aparecer na televisão. Já nos lugares sombrios, tenebrosos e sujos do mega edifício, outros indivíduos aguardam a hora de mostrarem as suas caras…

“Memórias de um Assassino”

Província de Gynnggi, Coréia do Sul. O corpo de uma jovem brutalmente assassinada é encontrado pela polícia. Dois meses depois, noutro lugar, a brutalidade repete-se. Num local onde isso nunca havia acontecido, os polícias deparam-se com crimes cometidos por um assassino em série. Começa então uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Du-Man.

“Mother – Uma Força Única”

Hye-ja é viúva e dedica a vida ao seu único filho Do-joon que, apesar de ter 28 anos, é totalmente dependente dela. Quando o corpo de uma menina é encontrado num prédio abandonado próximo à sua residência, Do-joon passa a ser considerado o principal suspeito. Determinada a provar a inocência do filho, Hye-ja decide encontrar o assassino sozinha.

“Snowpiercer: Expresso do Amanhã”

Quando uma experiência para impedir o aquecimento global falha, o planeta Terra volta a uma nova era do gelo. É a bordo da enorme máquina Snowpiercer, que os únicos sobreviventes habitam. Os mais pobres vivem em condições muito difíceis, enquanto que os mais ricos, levam uma vida de reis. Mas um dia, um dos miseráveis resolve mudar a situação, ao descobrir todos os segredos da maquinaria.

“Parasitas”

A vida da família Ki-taek muda quando o filho Ki-Woo consegue um emprego como professor particular de inglês de uma jovem de família rica, os Park, que vivem numa casa sumptuosa com jardim, grandes janelas e decoração de bom gosto. Por meio de subterfúgios, a família rapidamente se aproveita da situação quando Ki-Woo faz a sua irmã ser contratada para dar aulas de desenho ao filho mais novo e depois os seus pais como motorista e governanta. Mas se tudo parece correr bem para a família de golpistas, a chegada dos “parasitas” à família Park marcará o início de uma engrenagem incontrolável.

Artigos relacionados