Robert Redford vai ser distinguido com um prémio honorário na 44ª edição dos Prémios César

Robert Redford vai receber César honorário

Aos 82 anos, o lendário produtor, ator e realizador norte-americano Robert Redford vai ser homenageado com um prémio honorário na 44ª edição dos Prémios César, conhecidos como os Óscares franceses, numa cerimónia que se vai realizar no dia 22 de fevereiro, em Paris.

“Um icónico ator, um realizador excepcional, um produtor apaixonado, fundador e presidente do Sundance, o mais reverenciado festival de filmes independentes do mundo, Robert Redford deixou a sua marca em todos os seus empreendimentos no mundo do cinema”, disse Alain Terzian, presidente da Academia de Artes e Técnicas de Cinema de França.

Na declaração em que anunciou o honorável prémio, Terzian elogiou a carreira de Redford como ator, cineasta e filantropo: “Robert Redford é definitivamente um monumento. Muitos dos seus filmes, na frente ou atrás da câmaras, tornaram-se agora clássicos. Raras são as carreiras que tiveram um impacto tão duradouro na história do cinema”, disse Terzian, citando “Gente Vulgar (1980)”, o filme de estreia como realizador de Redford, com o qual ganhou o Óscar de Melhor Realizador.

Em 2002, Redford foi também homenageado pela Academia com um Óscar honorário pelo seu trabalho a favor do desenvolvimento do cinema, juntando-se agora à lista de outros atores que receberam a estatueta honorária do César, onde constam Penelope Cruz, George Clooney, Michael Douglas, Meryl Streep e Sean Penn.

Redford ainda pode ser visto nos nossos cinemas em “O Cavalheiro com Arma“,dirigido por David Lowery, filme que o ator considerou ser a sua última interpretação cinematográfica, mas pelos vistos, a reforma vai ter de esperar mais algum tempo.

Artigos relacionados