Roland Emmerich está a preparar filme sobre a Batalha de Midway

roland-emmerich_ batalha midway

No decorrer dos eventos que celebraram o 20º aniversário de ‘O Dia da Independência’, onde ocorreu uma exibição especial do filme de 1996, o realizador Roland Emmerich anunciou que está a preparar um filme sobre a Batalha de Midway.

A batalha de quatro dias ocorreu entre os dias 4 e 7 de junho de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, seis meses após o ataque japonês a Pearl Harbor. Nesta batalha, as forças dos EUA derrotaram decisivamente uma frota de ataque da Marinha Imperial Japonesa. Investigadores norte-americanos foram capazes de determinar o momento e o lugar do ataque planeado pelos japoneses, permitindo à Marinha dos EUA preparar a sua própria emboscada.

“Na época, os americanos eram os mais fracos”, disse Emmerich à multidão. “Foi um daqueles momentos em que, contra todas as probabilidades, as pessoas uniram-se e fizeram o impossível. Muitos pilotos morreram nesta batalha. Quero fazer uma homenagem a todos eles e será ótimo fazer um filme sobre isso”.

O tema já foi narrado no cinema em duas ocasiões. Primeiro em 1942, quando John Ford realizou uma curta-metragem e em 1976, numa longa-metragem da Universal Pictures dirigida por Jack Smight, com protagonismo de Charlton Heston, Henry Fonda, james Coburn, Glenn Ford e Robert Mitchum.

Enquanto se aguarda por mais detalhes sobre o projeto, recordamos que o próximo filme de Emmerich, ‘O Dia da Independência: Nova Ameaça‘ chegará aos cinemas portugueses a 24 de junho deste ano.

Artigos relacionados