Depois de ter sido exibido no IndieLisboa 2023, onde venceu o prémio Árvore da Vida para Filme Português, e no Festival Caminhos do Cinema Português, o documentário “Rosinha e Outros Bichos do Mato“, de Marta Pessoa, vai estrear-se no circuito comercial português.
O argumento coescrito pela realizadora e Rita Palma tem com foco principal a Exposição Colonial Portuguesa, realizada em 1934 no Palácio de Cristal, no Porto, que tinha como objetivo realçar a grandeza do viril Império Português.
Nesta primeira exposição colonial portuguesa, o Estado Novo apresentou como símbolo a nativa guineense Rosinha, interpretada nas encenações por Binete Udonque.

Recorrendo a imagens e vídeos de arquivo, o filme revisita este acontecimento para entender o que nele se construiu e como ainda hoje pode ecoar no pretenso “racismo suave” dos portugueses. Uma viagem ao passado para entender o presente.
“Rosinha e Outros Bichos do Mato”, uma produção da Três Vinténs, vai entrar em cartaz na próxima quinta-feira, 18 de janeiro, no CinemaCity Alvalade (Lisboa), Cinema Trindade (Porto) e na Casa do Cinema (Coimbra): Assista ao trailer: