A atriz espanhola Rossy de Palma, a musa de Pedro Almodóvar com quem trabalhou recentemente em “Mães Paralelas“, será a estrela principal da série “Liberty’s“, um drama de época repleto de música e ambientado num excêntrico cabaré na ocupada cidade de Paris.
A série de oito episódios foi criada e escrita por Cédric Le Gallo, a sua primeira incursão em projetos televisivos, e que atualmente está a trabalhar na sequela da comédia dramática desportiva “Os Camarões Brilhantes“, lançada em 2019, e que codirigiu com Maxime Govare.
Situada no pitoresco bairro parisiense de Montmartre, em 1942, a série desenrola-se num cabaré de artistas drag que é um local popular para parisienses e nazis, centrada em Henri, o extravagante proprietário do local, enquanto e junta à resistência e começa um perigoso ato de equilíbrio. O protagonista, Henri, é inspirado na vida de Gaston Baheux, conhecido como “Tonton” (“Tio”), dono de vários cabarés incluindo o Liberty’s. Durante a guerra, o cabaré tornou-se um refúgio para a resistência que levou à prisão de Baheux.
“A história é inspirada na polémica vida de artistas que enfrentaram difíceis decisões de colaborar, resistir ou fechar os olhos durante a ocupação. Por meio desta história quero questionar o papel desses artistas. Este é um assunto polémico que raramente é abordado na ficção, muito menos numa série”, explicou Le Gallo, que também produz a série através da sua Le Gallo Films.
Sem revelar o papel de Rossy de Palma, o cineasta destacou que, ao contrário de Berlim, onde os cabarés fechavam durante a Segunda Guerra Mundial, eles floresciam principalmente em Paris, onde eram frequentados por soldados alemães em busca de entretenimento.
“A discrepância entre o glamour desses lugares festivos e o horror da guerra é um eixo dramático forte – é mesmo a fonte das falhas morais dos personagens da série”, referiu Le Gallo, que citou “Moulin Rouge” e “O Grande Showman” como inspiração, uma vez que ambos os filmes são divertidos e baseados em histórias reais.
Le Gallo disse ainda que a música terá um grande papel na série e que prevê ter uma banda sonora original de canções pop traduzidas para francês e reorquestradas com piano, acordeão, violino e harpa.
“Liberty’s” será apresentado na Series Mania’s pelo produtor Joëy Faré, que pretende definir a série como uma coprodução europeia, de preferência com Alemanha e Espanha, acrecentando que terá um estilo artístico “muito ambicioso” com inúmeras sequências musicais, bem como cenários e figurinos “descontroladamente coloridos”.
Rossy de Palma pode ser vista nos cinemas nacionais em “Mistério em Saint-Tropez” que estreou esta semana. “Mães Paralelas” está previsto pa ser lançado nos cinemas portugueses a 25 de novembro.