Já está disponível no videoclube da Zero em Comportamento o filme “Rough Aunties”, um documentário de Kim Longinotto, vencedor do Prémio do Júri na competição World Cinema do Festival de Sundance de 2009, descrito como um retrato inspirador e humanitário sobre um grupo de mulheres destemidas que luta contra o abuso sexual de crianças e mulheres, em Durban, África do Sul.
Apesar da dura realidade com que trabalham na organização de bem-estar infantil “Bobbi Bear”, estas mulheres permanecem firmes nas suas convicções pessoais, enquanto trabalham diariamente contra a apatia e a corrupção, procurando ajudar os mais vulneráveis e ignorados das suas comunidades.
Longinotto dá-nos a conhecer uma história emocionante sobre o trabalho que estas mulheres, cheias de sabedoria, amizade e graça, realizam com a inabalável convicção de que aquilo porque lutam é fundamental! Ao mesmo tempo, somos confrontados com a realidade pós-apartheid da África do Sul, no seu processo de transformação para uma nova democracia cheia de esperança e de energia.
Kim Longinotto é uma das mais proeminentes documentaristas em actividade, sendo reconhecida internacionalmente pelos seus pungentes retratos e pelo seu sensível e apaixonante tratamento de tópicos difíceis. Observando, reflectindo e contando as estórias de mulheres que desafiam convenções e lutam contra instituições, opressão e preconceitos, Longinotto documenta e revela as idiossincrasias e os costumes de sociedades oprimentes.
Passando por temas tão diversos como o divórcio no Irão, a mutilação genital feminina no Quénia, a violência sobre mulheres e crianças nos Camarões, na África do Sul ou na Índia, a educação de crianças emocionalmente perturbadas em Inglaterra ou mesmo questões de género, identidade sexual e contradições culturais no Japão, Longinotto assume-se politicamente comprometida, viajando pelo mundo inteiro para documentar os aspectos mais difíceis da realidade das mulheres.
Quase todos os seus filmes foram premiados um pouco por todo o mundo, sendo que “Sisters in Law” recebeu o Prémio Arte e Ensaio do Festival de Cannes, “Hold me tight, Let me go” foi galardoado com o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Documentário de Amesterdão e “Rough Aunties” ganhou o Prémio do Júri na competição World Cinema do Festival de Sundance.
Navegando pelas águas do documentário, desde que iniciou a sua carreira em 1976, trabalhando quase sempre com equipas reduzidas – a própria, na câmara, uma co-realizadora local e apenas uma pessoa no som – e mantendo-se sempre independente de quaisquer produtoras, Longinotto tem conseguido financiar o seu trabalho através da emissão dos seus filmes na BBC e vem conquistando a sua importância cinematográfica através do florescente circuito dos festivais de cinema.
O filme está disponível por 3€, durante 72 horas, através deste link do videoclube da Zero em Comportamento.