RTP1 estreia esta noite a nova série documental “Planeta A”

A RTP1 estreia esta segunda-feira, 18 de abril, às 22:45h, a nova série documental “Planeta A“, uma coprodução entre o canal público português e a Fundação Calouste Gulbenkian, um programa sobre o desafio da sustentabilidade que pretende mostrar que ainda é possível construir um planeta sustentável.

Ao longo de nove episódios, a série não só aborda o problema das alterações climáticas, cujos efeitos são sentidos por todos, mas também as soluções que têm vindo a ser encontradas a nível global, sem nunca perder a ligação com a realidade portuguesa.

A série apresenta algumas das respostas mais inovadoras a questões como a poluição, o aquecimento global, o crescimento exponencial da população, a pobreza e a desigualdade, bem como propostas que pretendem amenizar as tensões culturais, políticas e raciais que emergem de todos esses desafios.

Ao longo de mais de dois anos, o apresentador da série, o ator João Reis, viajou pelo planeta, tornando-se o elo de ligação entre cientistas, investigadores, personalidades e organizações não-governamentais, cujo trabalho já está a produzir mudanças a nível local. Nesta aventura, entre a apreensão e a esperança, João Reis partilha com os telespectadores aprendizagens, imagens e testemunhos reais daquilo que está a acontecer.

“Há muita coisa a acontecer verdadeiramente assustador, com as alterações climáticas a terem efeitos diretos e perversos no nosso dia a dia. Fiquei ainda mais alarmado com as coisas com que me deparei durante as filmagens e que nos podem conduzir a um processo irreversível se não houver uma atuação real”, disse João Reis.

Segundo o canal, a viagem começa na Alemanha, o país europeu que mais aposta nas renováveis mas também o maior emissor de CO2 do velho continente, e acaba na Cidade do Cabo, que em 2018 esteve perto de se tornar na primeira grande cidade mundial a perder o acesso à água canalizada.

Os nove episódios de “Planeta A” serão emitidos todas as segundas-feiras, pelas 22:45h, com transmissão na RTP1 e na RTP Play.

Artigos relacionados