RTP2 estreia a segunda temporada da série norueguesa “Lykkeland: Estado da Felicidade”

A RTP2 estreia esta quarta-feira, 11 de maio, às 22:00h, a segunda temporada de “Lykkeland: Estado da Felicidade“, uma série dramática norueguesa realizada por Petter Naess, protagonizada por Anne Regine Ellingsaeter, Bart Edwards, Mads Sjøgård Pettersen, Malene Wadel e Pia Tjelta.

A história está centrada numa empresa de perfuração norueguesa que encontrou a maior reserva de petróleo da Europa, que deu origem a um turbilhão de oportunidades, prosperidade e riqueza. Mas o que poderia dar errado?

Segundo o canal público, a série está ambientada nos primeiros anos do boom do petróleo no oeste da Noruega, em que uma indústria florescente começa a crescer fora de controlo. A 2ª temporada aborda questões de segurança, direitos das mulheres, proteção ambiental e o poder do lucro.

Em 1977, cinco anos após a fundação da empresa petrolífera nacional Statoil, e depois dos primeiros anos de sucesso vertiginoso, surge uma vaga de grandes desastres: a plataforma Bravo no campo norueguês Ekofisk explode e uma enorme camada de óleo alastra-se pelo oceano em direção ao banco de pesca de Klondike, que há séculos é fonte da economia norueguesa.

Pela primeira vez a política ambiental é colocada na agenda. A segurança industrial vem a seguir, quando em 1980 a plataforma Alexander Kielland se vira no Mar do Norte vitimando 123 pessoas que ficam presas no seu interior. Quanto vale a vida das famílias e amigos? Estará a Noruega a pôr em causa o seu futuro?

A 2ª temporada de “Lykkeland: Estado da Felicidade” é composta por oito episódios, com a duração aproximada de 45 minutos cada um, que são emitidos na RTP2 de segunda a sexta-feira, às 22:00h.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.