RTP2 exibe esta quarta-feira o documentário “Os Olhos de Orson Welles”

Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, a partir das 23;35h, a RTP2 exibe o documentário “Os Olhos de Orson Welles” (The Eyes of Orson Welles), um filme escrito e realizado por Mark Cousins, que faz um retrato do lendário ator e realizador norte-americano através do seu próprio olhar.

Ao ter acesso exclusivo a centenas de desenhos e pinturas de Orson Welles (1915 – 1985), o cineasta britânico mergulha no trabalho visual do mítico actor e realizador para revelar o retrato de um artista como nunca o tínhamos visto – através do seu próprio olhar – desenhado com a sua própria mão, pintado com os seus pincéis. Desenhos, pinturas e trabalhos inéditos são agora mostrados graças a Beatrice Welles, filha do realizador com a atriz e aristocrata italiana Paola Mori.

O documentário dá vida às paixões e ao poder deste artista do século XX e explora a forma como o génio de Welles continua a ressoar, mais de 30 anos depois da sua morte e de obras aclamadas como “Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés” (1941), “O Estrangeiro” (1940), “O Terceiro Homem” (1949), “O Génio do Mal” (1959), “O Processo” (1962), “As Badaladas da Meia-Noite” (1965) ou “F for Fake” (1973).

Assista ao trailer legendado de “Os Olhos de Orson Welles”.

Artigos relacionados