“São Jorge”, de Marco Martins, é o filme candidato de Portugal ao Óscar

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou esta terça-feira que, “São Jorge“, de Marco Martins, é o filme que irá representar Portugal na candidatura a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, na 90ª edição da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas. A produção foi também escolhida como candidata ao Prémios Goya, na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, da Academia Espanhola de Cinema.

“São Jorge” é um filme dramático sobre os anos de intervenção da “troika” em Portugal, cuja acção se desenrola nos bairros da Bela Vista (Setúbal) e Jamaica (Seixal). Cruzando a ficção com o documentário, o filme centra-se na história de Jorge (Nuno Lopes), um pugilista desempregado de longa duração que aceita um emprego numa empresa de cobranças difíceis, para pagar as suas próprias dívidas.

Pela sua interpretação, Nuno Lopes recebeu o prémio de Melhor Ator no Festival de Veneza em 2016. Beatriz Batarda, Mariana Nunes e Gonçalo Waddington, também integram o elenco.

O vencedor será anunciado na cerimónia de entrega dos prémios da 90ª edição dos Óscares, que se realiza no dia 4 de março de 2018, enquanto a 32ª Edição dos Prémios Goya está prevista para o dia 3 de fevereiro de 2018, em Madrid.

Veja ou reveja o trailer de “São Jorge”:

 

 

 

Artigos relacionados