“Sapiens”: Ridley Scott e Asif Kapadia juntos na adaptação do best-seller de Yuval Harari

Ridley Scott e Asif Kapadia juntos no documentáron de Sapiens

“Sapiens”, best-seller do israelita Yuval Harari, vai ser adaptado ao cinema. Segundo a notícia do The Hollywood Reporter, o realizador Ridley Scott (Todo o Dinheiro do Mundo) vai produzir um documentário que será dirigido por Asif Kapadia, cineasta que também assina o guião.

A obra, publicada originalmente em 2011, foi traduzida para mais de 30 idiomas e vendeu em todo o mundo mais de oito milhões de cópias, sendo um dos livros preferidos por nomes célebres como Barack Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates. Em Portugal foi editado pela Elsinore com o título “Sapiens – História Breve da Humanidade”.

A estrutura do documentário ainda é desconhecida, sabendo apenas que se vai focar no modo como o Homo Sapiens se tornou a espécie dominante no planeta Terra, desde a pré-história até à atualidade e na forma como foi capaz de ultrapassar as outras espécies, que, segundo Harari, “ninguém, muito menos o próprio homem, tinha qualquer indício de que os seus descendentes um dia caminhariam na lua, dividiriam o átomo, entenderiam o código genético e escreveriam livros de história.”

Kapadia, vencedor do Óscar de Melhor Documentário por “Amy”, referiu num comunicado que “é um livro que muda a forma como vemos o mundo e a nossa adaptação deve fazer o mesmo, para servir como um alerta para quem somos, de onde viemos e para onde estamos a ir”. Scott acrescentou que “durante anos, Asif e eu temos procurado um projeto para colaborar e Sapiens tem todos os elementos para ser massivamente divertido, bem como historicamente importante.”

Ainda não foi definida uma data para a estreia de “Sapiens”, o documentário que irá explicar como de um animal insignificante o Homem quer ser Deus.

Artigos relacionados