“Sem Deixar Rastos”: Um drama real sombrio sobre o assassinato de um jovem polaco

Na próxima quinta-feira, 20 de outubro, chega às salas de cinemas portugueses o drama “Sem Deixar Rastos“, tradução do título original do filme polaco “Żeby Nie Było Śladów”, a segunda longa-metragem de Jan P. Matuszyński, que foi selecionada para representar a Polónia como candidato a uma nomeação aos Óscares de 2021 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Baseado na terrível história real de Grzegorz Przemyk, um adolescente que se tornou a vítima fatal da brutalidade na era comunista polaca, o filme é deliberadamente curto no contexto histórico, destacando a universalidade dos seus temas: violência do estado, encobrimentos, bode expiatório implacável e dilemas familiares mortais.

Em 1983, um caso de homicídio com motivações políticas abalou a Polónia: Przemyk (Mateusz Górski), estudante, activista e filho da poetisa oposicionista Barbara Sadowska (Sandra Korzeniak), é espancado até à morte por forças policiais, apenas pelo simples facto de recusar-se a mostrar o seu cartão de identidade a um polícia, ordem à qual não tinha de obedecer, uma vez que já não estava em vigor a lei marcial.

A história é mostrada por dois ângulos: os poucos humildes que tentam lutar por justiça e os funcionários todo-poderosos que vendem as suas almas para esconder a verdade. Jurek Popiel (Tomasz Ziętek), a única testemunha do crime, assume o papel principal e está determinado a lutar por justiça, mas rapidamente torna-se vítima de uma perseguição cerrada pelo aparelho mediático, jurídico e militar do regime ditatorial de Wojciech Jaruzelski, que tudo fará para desacreditá-lo e impedi-lo de testemunhar no tribunal.

Com distribuição da Films4You, “Sem Deixar Rastos” é para ver num cinema perto de si. Assista ao trailer legendado.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados