Vivemos numa época em que os proprietários de algumas das maiores fortunas do planeta estão dispostos a pagar milhões para realizar o sonho de viajar para as estrelas. Como acontece todos os anos, em outubro, o Discovery Channel Portugal junta-se à celebração da Semana Mundial do Espaço com uma programação temática especial.
Assim, na próxima segunda-feira, 4 de outubro, às 21:30h, e até ao dia 10, está de regresso ao canal o especial “Semana do Espaço“, para mostrar ao público os mais emocionantes e incríveis segredos do Espaço, mas também os últimos avanços científicos no campo da investigação espacial para levar telespetador numa viagem espacial na primeira fila.
O especial arranca com a 9ª temporada de “A História do Universo” e no dia 9 de outubro, a partir das 21:00h, pode acompanhar “O Lado do Sol” e logo de seguida, a quarta temporada de “Desmontando o Cosmos“.
Confira as sinopses dos três programas:
“A História do Universo”
O Discovery Channel embarca numa viagem espacial para o Buraco Negro Supermassivo, no coração da galáxia M87. É o único Buraco Negro alguma vez fotografado, e pela imagem captada, sabemos que é 6 mil milhões de vezes mais maciço do que o sol e cobre uma largura total de 37 mil milhões de milhas. Num episódio especial, os especialistas analisam em profundidade este famoso Buraco Negro
“O Lado Oculto do Sol”
Embora básico para a vida na Terra, o sol é um lugar perigoso, libertando constantemente enormes massas de energia conhecidas como ejeções de massa coronal. Estas tempestades solares já atingiram a Terra antes. O último dos registos ocorreu há mais de 150 anos, em plena era Vitoriana, e as suas consequências incluíram a interrupção dos serviços telegráficos em todo o mundo. Atualmente, o impacto de uma tempestade semelhante seria muito mais destrutivo, uma vez que vivemos na era das telecomunicações hiper-conectadas e dependemos fortemente da eletricidade e da eletrónica.
O Discovery Channel junta-se a um grupo de cientistas e engenheiros que trabalham na construção do maior telescópio solar do mundo para tentar prever estes acontecimentos potencialmente devastadores e preparar-se para eles.
“Desmontando o Cosmos”
Que forças invisíveis estão a construir uma megaestrutura cósmica com mais de mil milhões de anos-luz? Onde podem os astrónomos encontrar os buracos brancos esquivos previstos por Einstein? Nesta temporada de “Desmontando o Cosmos”, o Discovery Channel tenta responder a estas questões acompanhando o pioneiro Perseverance Rover da NASA na sua missão de farejar sinais de vida antiga em Marte