“Sergio Leone: Uma América Lendária”: Documentário sobre o criador do “Spaghetti Western”

A RTP2 exibe esta terça-feira, 21 de junho, às 23:35h, o documentário biográfico “Sergio Leone: Uma América Lendária“, realizado por Jean-François Giré e narrado por Jean-Yves Berteloot, um filme que revela, mais de 50 anos após a estreia do lendário filme “Aconteceu no Oeste”, o incrível destino de um homem cuja vida foi dedicada ao cinema, à amizade e à família.

Nascido nos primeiros dias do fascismo na Itália, filho de um cineasta e de uma atriz, Sergio Leone (1929–1989) abraçou o cinema após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se o mais jovem assistente de realização em Itália. Foi testemunha da ascensão do neorrealismo italiano e do estilo de Hollywood no Cinecittà, antes de criar, em 1964, a sua própria interpretação do género ocidental.

Em meados da década de 1960, o western americano estava a morrer. Um jovem italiano que veio tentar a sorte em Hollywood vai reviver o género, apostando num quase desconhecido Clint Eastwood como protagonista do filme “Por Um Punhado de Dólares” (1964), que ulcerou as críticas e foi um enorme sucesso. A carreira de Sergio Leone está lançada.

Os seus westerns italianos desprezados pelos críticos de cinema que os apelidaram de “Spaghetti Western”, foram uma verdadeira revolução estética do género mais lendário do cinema de Hollywood que acabou por ser um sucesso mundial elogiado pelos amantes do cinema ao longo de gerações… incluindo Quentin Tarantino!

De filme em filme, Sergio Leone afirma o seu estilo, o seu gosto pela lentidão, os seus temas favoritos – família, amizade – enquanto Ennio Morricone compõe bandas sonoras inesquecíveis.

Artigos relacionados