Série documental “Deus Cérebro” estreia esta noite nas RTP1

RTP1 estreia a série Deus Cérebro

A RTP1 estreia esta segunda-feira, 11 de janeiro, às 22:45h, a série “Deus Cérebro“, uma produção documental produzida em Portugal, realizada por António José de Almeida, que tenta descodificar os mistérios do mais complexo órgão do universo, o cérebro humano.

Nos últimos 20 anos deram-se passos de gigante na exploração do cérebro humano mas a dimensão do que está para lá do nosso conhecimento permanece um enigma. À medida que se avança no conhecimento da mais impenetrável fortaleza da humanidade, maior é a perceção de que há um vasto universo por descobrir.

Esta série documental conta com testemunhos de investigadores de referência como os neurocientistas António Damásio, Alcino Silva, Rui Costa e os neurologistas Alexandre Castro Caldas e Pedro Cabral, bem como de personalidades e investigadores de referência internacional, partilhando e cruzando pontos de vista e dados para reflexão sobre os mistérios do cérebro humano

No episódio de estreia, intitulado “Maquinaria das Emoções”, veremos como não é só a tecnologia do século XXI que é exponencial, também o cérebro humano obedeceu à mesma regra no passado, sendo considerado o mais rápido crescimento de um órgão complexo da história da Humanidade.

O que terá estado na origem deste fenómeno? Qual o papel da cooperação e da socialização na edificação da cultura humana? O que distingue o nosso cérebro do cérebro dos animais? Porque é que nos tornámos inteligentes e de que forma a inteligência está ligada às emoções? Que impacto têm as emoções no cérebro humano? É possível morrer de amor? Estas são algumas das questões que os especialistas tentam responder neste documentário.

“Deus Cérebro” pode ser visto todas as segundas-feiras, a partir das 22:45h, na RTP1.

Artigos relacionados