“Shoplifters: uma Família de Pequenos Ladrões” foi eleito o Melhor Filme do Asian Film Awards 2019

Shoplifters eleito o Melhor Filme do Asian Film Awards 2019

Decorreu neste passado domingo em Hong Kong a cerimónia de entrega de prémios da 13ª edição dos Asian Film Awards, um evento organizado pela Sociedade do Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, em reconhecimento aos profissionais do cinema do continente asiático.

Com quatro troféus conquistados nas categorias técnicas, “Shadow”, do chinês Zhang Yimou, foi o mais premiado, mas as principais estatuetas foram atribuídas a cineastas japoneses e coreanos.

Vencedor da Palma de Ouro no festival de Cannes 2018, “Shoplifters: uma Família de Pequenos Ladrões“, do japonês Hirokazu Koreeda, venceu na categoria de Melhor Filme e na de Melhor Banda Sonora original.

O sul-coreano Lee Chang-dong, foi considerado o Melhor Realizador por “Em Chamas” (Burning), um drama psicológico que está previsto chegar aos nossos cinemas em maio. O cineasta foi também distinguido com um prémio pelo conjunto da sua obra.

As Cinzas Brancas Mais Puras” (Ash is Purest White), escrito e dirigido por Jia Zhangke ganhou o Melhor Guião e Oliver Chan Siu-kuen foi agraciado com o prémio de Melhor Novo Realizador pela comédia dramática “Still Human”.

Na área interpretativa, o japonês Koji Yakusho levou para casa o prémio de Melhor Ator pelo thriller criminal “The Blood of Wolves” e um prémio especial pela excelência no cinema asiático. Zhang Yu foi eleito o Melhor Ator Secundário pela comédia chinesa “Dying to Survive” e Johnny Huang Jingyu, foi considerado o Melhor Ator recém-chegado pela sua interpretação no blockbuster de ação “Operation Red Sea”, filme que também ganhou o prémio de Melhor Bilheteira de 2018.

A estatueta de Melhor Atriz foi para cazaque Samal Yeslyamova pelo seu papel em “Ayka“, drama que pode ser visto nos cinemas portugueses em abril. A atriz de Hong Kong, Kara Wai, levou para casa o prémio de Melhor Atriz Secundária pela sua interpretação no drama transexual “Tracey”.

Artigos relacionados