A Sight & Sound divulgou esta sexta-feira (29) a sua habitual lista de melhores 50 filmes do ano, onde se destaca a 10ª posição da produção nacional “Vitalina Varela“, de Pedro Costa. Para a conceituada revista o melhor filme de 2019 foi “The Souvenir”, um drama romântico escrito e dirigido por Joanna Hogg.
De acordo com a publicação, as escolhas foram feitas através de 100 colaboradores da S&S, num ano em que o futuro do cinema está mais difícil como nunca. A lista reflete os trabalhos de mestres do passado e experiências ousadas de novos cineasta, liderada por um filme triunfante da realizadora britânica.
No segundo lugar aparece “Parasitas“, de Bong Joon-ho, seguido de “O Irlandês”, de Martin Scorsese, e na quarta posição ficou “Era uma vez em… Hollywood“, de Quentin Tarantino. A fechar o Top 5 encontra-se “Portrait de la Jeune Fille en Feu“, de Céline Sciamma.
O filme do realizador português ficou à frente de títulos aclamados pela crítica e pelo público como “Ad Astra” (27º), de James Gray, “Joker (39º)”, de Todd Phillips, ou “A Favorita” (49º), de Yorgos Lanthimos.
Confira a lista dos 10 primeiros e os lugares alcançados por outros títulos:
1º – “The Souvenir”
2º – “Parasitas”
3º – “O Irlandês”
4º – “Era uma vez…em Hollywood”
5º – “Portrait de la Jeune Fille en Feu”
6º – “Dor e Glória”
7º – “Atlantique”
8º – ” Bait”
9º – “Nós”
10º – “Vitalina Varela”
14º – “Marriage Story”
16º – “Midsommar – O Ritual”
25º – “A Despedida”
27º – “Ad Astra”
31º – “Knives Out: Todos São Suspeitos”
39º – “Joker”
47º – “Se Esta Rua Falasse”
49º – “A Favorita”
50º – “Correio de Droga“