“Snu”: RTP1 estreia filme sobre o romance entre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro

RTP1 estreia o filme Snu

Estreia esta segunda-feira, 21 de setembro, pelas 22:30h, o filme português “Snu“, realizado por Patrícia Sequeira, que conta a história vivida entre a editora dinamarquesa Ebba Merete Seidenfaden, que ficou conhecida por todos como Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro, até ao trágico acidente que custou a vida a ambos em Camarate na noite de 4 de dezembro de 1980.

Lançado nos cinemas em março do ano passado, o filme é protagonizado por Inês Castel-Branco, no papel de Snu, e Pedro Almendra, que interpreta Sá Carneiro. O elenco conta ainda com Mafalda Lencastre, Simon Frankel, Inês Rosado, Rodrigo Tomás, João Reis, Adriano Carvalho, Beatriz Leonardo, Pedro Frias, Maria João Pinho, Nádia Santos, José Leite, Afonso Lagarto, entre outros.

O filme acompanha a elegante, discreta, destemida e sonhadora Snu, fundadora da editora Dom Quixote, que chegou a desafiar o Estado Novo em nome da cultura e da iliteracia nacional. Separada do empresário Vasco Abecassis, a relação amorosa de Snu com o então ainda casado primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, foi um escândalo, que abalou a conservadora sociedade portuguesa nos anos quentes de 1975/76.

“Snu” é a segunda longa-metragem de Patrícia Sequeira que se estreou em 2016 com “Jogo de Damas”. O filme recebeu cinco nomeações para os Prémios Sophia 2020, incluindo o de Melhor Atriz.

Artigos relacionados