“Soldado Milhões”: RTP1 exibe o filme sobre o herói português da I Guerra Mundial

RTP1 exibe o filme Soldado Milhões

Depois de ter transmitido a minissérie, a RTP1 exibe a versão cinematográfica de “Soldado Milhões“, filme dos realizadores Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, que adapta ao grande ecrã a história de Aníbal Augusto Milhais (1895-1970), um soldado do Corpo Expedicionário Português que rumou à Flandres francesa, como “carne para canhão”, durante a I Guerra Mundial.

Esta produção da Ukbar Filmes sobre o herói português passa no canal público logo depois do programa “Depois Vai-se a Ver e Nada”, já na madrugada de sexta-feira (9) para sábado (10), às 00:25h.

A sua coragem fez dele um herói: na Batalha de La Lys, contrariando as ordens de um oficial, ficou a cobrir a retirada dos seus camaradas portugueses e britânicos. Acompanhado de uma metralhadora ligeira Lewis, a sua Luisinha, foi protagonista de um ato de bravura reconhecido. Depois de dias a vaguear sozinho por trincheiras e descampados, regressou para junto do seu batalhão. E a lenda nasceu.

Pela coragem demonstrada no campo de batalha, Aníbal Augusto Milhais, foi premiado com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A 5 de Julho de 1924, o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, a sua aldeia natal, no distrito de Vila Real, para Valongo de Milhais, em sua honra.

O filme sobre as aventuras de um soldado de nome Milhais, mas que vale Milhões, é uma homenagem ao centenário da entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, sendo protagonizado por João Arrais numa versão mais jovem e Miguel Borges quando adulto. Lúcia Moniz, Graciano Dias, Carminho Coelho e Dinarte Branco também fazem parte do elenco.

Assista ao trailer:

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *