“Soldado Nobre”: Documentário de Jorge Vaz Gomes estreia a 13 de abril

Na próxima quinta-feira, 13 de abril, chega às salas de cinema o documentário português “Soldado Nobre“, uma produção da Kintop, a primeira longa-metragem do realizador Jorge Vaz Gomes, centrada no seu bisavô, um combatente da Primeira Guerra Mundial.

Rodado ao longo de cinco anos, entre 2014 e 2019, a ideia do filme partiu de uma fotografia de um grupo de militares do Regimento de Infantaria 12, e na qual estão presentes vários soldados da aldeia de Alfaiates, no concelho do Sabugal. Um deles é Francisco Nobre, o bisavô do realizador.

E como ninguém consegue lembrar-se e identificar o bisavô, Jorge Vaz Gomes, cem anos após a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial, inicia uma busca para saber mais do seu familiar que lutou nas trincheiras em França.

Segundo o realizador, o seu trabalho, além dessa procura de conhecimento de cariz familiar e pessoal, também é “uma homenagem aos militares que foram para as trincheiras e que o tempo se encarregou de esquecer”, abordando ainda a importância da memória e da fotografia.

Em 1917, Francisco Nobre integrou o Corpo Expedicionário Português. Enviado para a Flandres francesa, sobreviveu à Batalha de La Lys, historicamente considerada como uma das piores derrotas militares de Portugal. Depois de ter sido ferido num ataque, regressou a Lisboa antes do final da guerra. Morreu em 1923, devido “ao problema de pulmões que trouxe das trincheiras”.

De acordo com a distribuidora, “Soldado Nobre” já tem exibição garantida no cinema City Alvalade, em Lisboa, e na Casa do Cinema de Coimbra, podendo eventualmente estrear-se em outras salas do país. Assista ao trailer:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados