“Sombras Brancas”: Filme de Fernando Vendrell estreia nos cinemas a 20 de abril

Na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, estreia em várias salas de cinema portuguesas o filme português “Sombras Brancas“, um drama biográfico realizado por Fernando Vendrell, baseado no livro “De Profundis, Valsa Lenta”, um dos trabalhos de José Cardoso Pires, que ao lado de José Saramago e António Lobo Antunes, tornou-se num dos mais reconhecidos talentos da escrita nacional.

Esta produção da David & Golias retrata o espírito combativo perante o confronto com a fragilidade humana, mas é também uma história única sobre um escritor que não escrevia, mas que deslumbrava e ultrapassava. Uma biografia invulgar do escritor, referenciando muito o universo da escrita dele, até do universo visual, as amizades, as dificuldades que teve, a censura, onde memória, ficção e imaginário se misturam.

“Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofre um acidente vascular cerebral e, apesar de ser escritor, deixa de reconhecer as palavras. A seu lado, permanece a sua mulher, Edite. Entre sombras difusas, entramos no mundo do autor para nos cruzarmos com personagens do seu universo literário, como Alexandra Alpha e Palma Bravo de ‘O Delfim’, mas também da sua vida”, lê-se no comunicado da distribuidora Zero em Comportamento.

Lisboa, Caldas da Rainha, Barreiro e Almada servem como pano de fundo para o que se pretende ser um relato da visão do artista do neo-realismo português que na sua história de vida se envolveu na oposição ao governo antes do 25 de abril de 1974 e que tem em Hemingway uma das principais influências.

No filme, Rafael Gomes e Rui Morisson dão vida a José Cardoso Pires em diferentes idades e contracenam com Ana Lopes e Natália Luíza, no papel de Edite, a mulher do escritor. O elenco conta ainda com atores como Raquel Rocha Vieira, Iris Cayatte, Soraia Chaves, Maria João Bastos e Rogério Samora, num dos seus últimos papéis no cinema.

“Sombras Brancas” pode ser visto no UCI Cinema El Corte Inglés, Cinema City Alvalade, Casa do Cinema de Coimbra, Cinema City Leiria, Cinema City Setúbal e no UCI ArrábidaShopping. O filme também terá sessões especiais no CineTeatro Avenida em Castelo Branco (26 de abril), no Cineteatro de São Brás de Alportel (1 de maio), no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo (4 de maio), no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima (27 de maio), no Teatro Aveirense (30 de maio) e no Centro de Congressos das Caldas da Rainha (14 de junho).

Fotos/Divulgação: ©David & Golias/Zero em Comportamento

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados