‘Speedy Gonzalez’: Warner Bros. vai desenvolver um novo filme de animação

Speedy_Gonzalez_filme

A Warner Bros. vai desenvolver um novo filme de animação do auto-intitulado rato mais rápido do México, conhecido por Speedy Gonzalez, personagem que apareceu pela primeira vez numa curta-metragem de Robert McKimson. Dois anos mais tarde, foi redesenhado para a imagem atual por Friz Freleng e Hawley Pratt, para as séries animadas da Warner Brothers Looney Tunes e Merrie Melodies.

Decerto que muitos se recordarão de Speedy Gonzalez a gritar “Andale! Andale! Arriba! Arriba!”, enquanto tentava esquivar-se do gato Sylvester ou de Pancho Vanilla. As suas principais características são a capacidade de executar extremamente rápido e falar com sotaque mexicano exagerado. Normalmente usa um chapéu amarelo de grandes dimensões, camisa e calças brancas e um lenço vermelho, semelhante à de alguns trajes tradicionais mexicanos.

A New Line tentou há alguns anos produzir uma versão animada do filme, mas o projeto ficou parado, sendo agora a Warner Bros., que mantém os direitos sobre os personagens, juntamente com o restantes da dos Looney Tunes, a avançar com uma nova versão atualizada, que terá de evitar a polémica levantada no passado sobre estereótipos racistas.

Devido aos conflitos, em 1999, o canal de televisão Cartoon Network deixou de emitir as curtas-metragens de Speedy e a caixa de DVDs da The Looney Tunes Golden Collection, apresentava um aviso que dizia: “Os desenhos animados que está prestes a ver, são um produto do seu tempo. Eles podem descrever alguns dos preconceitos étnicos e raciais que eram comuns na sociedade americana”.

Os produtores procuram agora um argumentista que possa atualizar o personagem e ser sensível a essas questões.

Artigos relacionados