Spike Lee prepara série documental sobre Nova Iorque e o atentado de 11 de setembro

Spike Lee prepara documentário sobre o 11 de setembro

Spike Lee (BlacKkKlansman: O Infiltrado) estabeleceu uma nova parceria com a HBO para o desenvolvimento de um documentário de vários capítulos, como forma de assinalar o 20º aniversário do 11 de setembro, data em que ocorreu o atentado terrorista às torres gémeas do World Trade Center.

Intitulada “NYC Epicenters 9/11→ 2021½“, a série documental oferecerá um retrato dos nova-iorquinos enquanto se reconstroem e recuperam, seja dos ataques terroristas da Al Qaeda de 2001 ou da pandemia de coronavírus, durante as últimas duas décadas.

Já em produção, o documentário, que a plataforma de streaming descreve como “uma quantidade impressionante de imagens visuais e relatos em primeira mão de pessoas de todos os quadrantes sociais”, será lançado ainda este ano na HBO e na HBO Max.

“Estou orgulhoso em poder contar como a nossa/minha cidade se viu no epicentro do 11 de setembro e da Covid-19. Com mais de 200 entrevistas, investigamos o que torna Nova Iorque a cidade da Terra de Deus e também a diversidade dos seus habitantes que a tornaram assim. Ao longo dos séculos, eruditos e pessoas cheias de ódio proclamaram que s cidade estava morta e fedorenta”, referiu o cineasta nova-iorquino em comunicado.

Além de produzir, Spike Lee também vai assumir a realização de “NYC Epicenters 9/11→ 2021½”, que será o projeto mais recente de um relacionamento de longa data do cineasta com a HBO, com quem trabalhou anteriormente numa série de documentários sobre a devastação do furacão Katrina em Nova Orleans, entre outros.

“Valorizamos a capacidade singular de Spike de registar e prestar homenagem ao tributo humano desses eventos históricos, enquanto testemunha profundamente a força e resiliência do espírito humano”, afirmaram Lisa Heller e Nancy Abraham, diretores da HBO Documentary Films.

Artigos relacionados