Na próxima quinta-feira, dia 1 de junho, chega às salas de cinema nacionais o filme “Super Natural“, a primeira longa metragem de Jorge Jácome, que foi distinguida com o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), após a exibição na secção Forum do Festival de Berlim 2022.
Coescrito por Jácome, André Teodósio e José Maria Vieira Mendes, o filme é um objeto artístico protagonizado por algumas das pessoas portadoras de deficiência que fazem parte da Dançando com a Diferença, atuando em espaços naturais e urbanos exuberantes da ilha da Madeira.
[ad id=”82822″]
Um filme que fala e escuta, que interfere e procura quem está à sua frente. A sua vontade é a de sair da tela para ver e escutar quem o olha, mas também para ser cheirado e visto para lá do que se vê. É a saída do corpo, de todos os corpos, sobretudo do próprio.
“Super Natural” começou por ser um projeto de um espetáculo de palco do Teatro Praga, que devia ter estreado em 2020, mas com a chegada da pandemia, os planos foram alterados. “Juntei-me ao projeto e repensámos tudo para que as ideias pudessem ser transformadas num filme. Estivemos duas semanas na Madeira a filmar com os intérpretes e depois foi um processo gradual de montagem, coescrita, para chegar a este resultado final”, explicou Jácome.
Assista ao trailer de “Super Natural”, uma produção da Ukbar Filmes em associação com a Dançando com a Diferença (Funchal) e o Teatro Praga (Lisboa).