Depois de ter relançado nos cinemas “O Piano“, a Nitrato Filmes faz regressar às salas, do norte ao sul do país, as versões restauradas em 4K de dois filmes de início de carreira da neozelandesa Jane Campion: “Sweetie” e “Um Anjo à Minha Mesa“.
“Sweetie”, estreado em 1989, foi a primeira longa-metragem realizada por Campion para o cinema – e que a própria chegou a considerar a obra preferida da sua filmografia. Já “Um Anjo à Minha Mesa”, lançado em de 1990, foi um ponto de viragem na respetiva carreira de cineasta.
Para deleite de todos os amantes de bom cinema, são duas das prendas da sétima arte que os Reis Magos trarão aos cinéfilos, agora em alta-definição, no arranque do novo ano, em algumas das principais salas de cinema portuguesas, que vão fazer companhia a “O Piano”, que continua em cartaz em várias cidades.
Em “Sweetie”, visto como o filme mais pessoal de Jane Campion, estamos perante um drama sobre uma família disfuncional da classe média australiana, com os problemas mentais da irmã mais nova a marcar todo o enredo.
No entanto, foi com Um Anjo à Minha Mesa” que colocou Jane Campion sob o olhar atento do cinema internacional, com o retrato físico e psicológico da famosa escritora neozelandesa Janet Frame em pano de fundo.
Este trio de filmes, permitirá ao espectador conseguir desenrolar fio a fio, o novelo conceptual da autora daquele que foi considerado um dos 100 melhores filmes de sempre realizados por mulheres, de acordo com o ranking elaborado por 368 críticos, académicos, figuras da indústria e programadores de cinema de 84 países, para a BBC Culture: “O Piano”.