Poucos dias depois de ser removido do calendário de estreias da Warner Bros. Pictures, o filme “Tenet“, de Christopher Nolan, pode estar a caminho da estreia nos cinemas europeus. Segundo a Variety, o estúdio já aconselhou os exibidores do Reino Unido, França e Espanha a prepararem-se para o lançamento entre 26 e 28 de agosto.
Apesar de ainda não se saber se as salas de cinema portuguesas estão nos planos das WB, há informações de que o filme pode também estrear mais cedo em países asiáticos, principalmente na China, que voltou a reabrir com sucesso os cinemas na semana passada, com particular destaque para a estreia de “Peninsula”, a sequela de “Train to Busan”, que teve uma forte arrecadação nas bilheteiras.
A confirmar-se, o thriller de ficção científica de Nolan não terá o beneficio de um lançamento global simultâneo nos EUA e nos restantes mercados internacionais, o que pode comprometer a natureza misteriosa do filme e muitos dos seus segredos bem guardados, sem falar do problema que pode representar a pirataria, mas tempos desesperados, exigem medidas desesperadas, e é isso que o estúdio está a fazer ao adotar esta estratégia incomun e arriscada para “Tenet”.
Recorde-se que o filme esteve inicialmente agendado para estrear a 17 de julho, sendo mais tarde adiado para o dia 31 do mesmo mês. Posteriormente viria a sofrer novo atraso e o lançamento foi marcado para 12 de agosto. Com o aumento de casos de Covid-19 em estados importantes dos EUA, a WB decidiu então não marcar qualquer data para a estreia.
A estreia de “Tenet” pode trazer algum alívio aos distribuidores dos países contemplados, os quais anseiam por novos títulos como forma de minimizar a grave crise que o setor cinematográfico está a atravessar e que nos últimos dias recebeu más notícias com a nova vaga de adiamentos, entre os quais “Mulan“, também sem data de estreia definida, “Um Lugar Silencioso 2“, que passou de setembro de 2020 para abril de 2021, e “Top Gun: Maverick” adiado para julho de 2021.