“Tenet”: Filme pode estrear em agosto em alguns cinemas europeus

Tenet pode estrear em agosto nos cinemas europeus

Poucos dias depois de ser removido do calendário de estreias da Warner Bros. Pictures, o filme “Tenet“, de Christopher Nolan, pode estar a caminho da estreia nos cinemas europeus. Segundo a Variety, o estúdio já aconselhou os exibidores do Reino Unido, França e Espanha a prepararem-se para o lançamento entre 26 e 28 de agosto.

Apesar de ainda não se saber se as salas de cinema portuguesas estão nos planos das WB, há informações de que o filme pode também estrear mais cedo em países asiáticos, principalmente na China, que voltou a reabrir com sucesso os cinemas na semana passada, com particular destaque para a estreia de “Peninsula”, a sequela de “Train to Busan”, que teve uma forte arrecadação nas bilheteiras.

A confirmar-se, o thriller de ficção científica de Nolan não terá o beneficio de um lançamento global simultâneo nos EUA e nos restantes mercados internacionais, o que pode comprometer a natureza misteriosa do filme e muitos dos seus segredos bem guardados, sem falar do problema que pode representar a pirataria, mas tempos desesperados, exigem medidas desesperadas, e é isso que o estúdio está a fazer ao adotar esta estratégia incomun e arriscada para “Tenet”.

Recorde-se que o filme esteve inicialmente agendado para estrear a 17 de julho, sendo mais tarde adiado para o dia 31 do mesmo mês. Posteriormente viria a sofrer novo atraso e o lançamento foi marcado para 12 de agosto. Com o aumento de casos de Covid-19 em estados importantes dos EUA, a WB decidiu então não marcar qualquer data para a estreia.

A estreia de “Tenet” pode trazer algum alívio aos distribuidores dos países contemplados, os quais anseiam por novos títulos como forma de minimizar a grave crise que o setor cinematográfico está a atravessar e que nos últimos dias recebeu más notícias com a nova vaga de adiamentos, entre os quais “Mulan“, também sem data de estreia definida, “Um Lugar Silencioso 2“, que passou de setembro de 2020 para abril de 2021, e “Top Gun: Maverick” adiado para julho de 2021.

Artigos relacionados